Rock Brasil 40 anos, o festival que tem movimentado o Centro Cultural Banco do Brasil desde o dia 10 último, fechará a programação neste fim de semana com mais cinco shows, protagonizados por cantores que fizeram parte do ciclo. Outro destaque é a homenagem que será prestada a Cazuza, artista que deixou um rico legado para a música popular brasileira.
Idealizado pela Peck Produções e promovido pelo CCBB Brasília, com o patrocínio do Ourocard e da Vibra Energia, o festival tem oferecido, paralelamente, atrações gratuitas como as exposições de fotografia e artes plásticas. A primeira traz a seleção de 60 fotos de personalidades representativas do rock nacional, clicadas ao longo das últimas décadas por Cristina Granato, um dos nomes mais importantes do fotojornalismo brasileiro. O público pode ter acesso também à obras de Luiz Stein e Zé Carratu, artistas plásticos que surgiram nos anos 1980, paralelamente ao Rock Brasil.
Acompanham também na programação uma mostra de cinema com os filmes Cazuza —- O tempo não para, de Sandra Werneck e Walter Carvalho; Blitz o Filme, dirigido por Paulo Fontenelle e o documentário musical Barão Vermelho — Porque a gente é assim?, que tem a assinatura de Mini Kerti; e Faroeste caboclo, sobre personagem de música homônima, composta por Renato Russo, que tem direção de Renê Sampaio. Houve ainda a apresentação dos espetáculos Cássia Eller — O musical, Renato Russo — O Musical, Cazas de Cazuza e Cabeças — Um documentário cênico.
Shows e homenagem
A cantora Fernanda Abreu (ex-Blitz) é a primeira a se apresentar hoje. Ela sobe ao palco às 19h, para revisitar canções de sua antiga banda e sucessos que emplacou em carreira solo, entre as quais Baile da pesada, Dance dance, Rio 40 Graus e Veneno da lata. Em seguida, será a vez de Léo Jaime (ex-Miquinhos Amestrados), autor de hits como A fórmula do amor, A vida não presta, Nada mudou, Preciso dizer que te amo, Rock Estrela, Sônia e Solange.
"Fico muito feliz de ter feito parte de todas as etapas do Rock Brasil 40 anos, no Rio, em Belo Horizonte, em São Paulo e, agora, em Brasília, encerrando essa homenagem tão bacana, um pedaço importante da música brasileira do qual eu faço parte. Então, eu fico muito feliz de estar nessa festa", destaca Léo Jaime.
No encerramento, amanhã, quem faz o primeiro show é Leoni (ex-Kid Abelha). Os espectadores certamente farão coro com ele em canções que compôs para a antiga banda e em trajetória solo, entre as quais Como eu quero, Fixação, Garotos 2, Lágrimas e chuva e Porque não eu?. "Nada mais prazeroso que dividir o palco e todo o evento com a turma que, há 40 anos, inventou de tocar rock Brasil afora. É uma história que vem me dando muito prazer e orgulho", comenta o cantor e compositor carioca.
Marina Lima estava na programação, mas pegou covid-19 e não poderá vir. Marina disse ao Correio: "Fechamos nesse domingo, dia 5 de junho, o Rock Brasil 40 anos, em Brasília. Tinha que ser em Brasília, uma cidade emblemática, onde grandes bandas do Brasil começaram, como a Legião Urbana.
Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest, faria, ao lado do irmão Wilson Sideral, um show em homenagem a Cazuza. Mas Flausino torceu o pé e será substituído pelo Barão Vermelho, que comanda o espetáculo, com participações de Kiko Ziambianchi e George Israel, saxofonista da banda Kid Abelha.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Julgamento Depp-Heard poderia ser 'catastrófico' para vítimas de abuso
- Diversão e Arte Inscrições para o Festival Taguatinga de Cinema acabam neste sábado (4/6)
- Diversão e Arte Gloria Groove leva o álbum 'Lady Leste' para turnê na Europa em julho
- Diversão e Arte Taste Brasília: segunda etapa do festival começou nesta sexta-feira
Rock Brasil 40 Anos
Show de Fernanda Abreu e Léo Jaime hoje, às 19h; e show de Leoni e Barão Vermelho, amanhã, no mesmo horário. Ingressos: a partir de R$55 (pista) e R$ 130 (camarote). Venda pelo site Eventim.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.