Música

Projeto leva clima de descontração dos estúdios de música para o público

O projeto 10 Polegadas tem a participação de Muntchako, Passo Largo, Saci Werè e Banda Black Rio na primeira edição

O projeto 10 Polegadas é pensado para compartilhar a descontraída interação entre os músicos, naturais da intimidade dos estúdios. Para que o encontro fosse registrado da maneira mais fiel possível, equipamentos de ponta, como câmeras, luzes e microfones, foram posicionados para que os que ouvem ou assistem se sintam dentro dos estúdios. Para essa edição, foram convidadas três bandas de Brasília, Muntchako, Passo Largo e Saci Werè, e uma do Rio de Janeiro, a Banda Black Rio.

Cada um dos registros, que têm cerca de 20 minutos cada, já podem ser conferidos no canal do Tubo de Ensaio, no YouTube. De sonoridades distintas e sem se encaixarem em um segmento musical específico, os quatro grupos trazem qualidade na execução ao vivo de seus trabalhos.

Já existem outros projetos semelhantes disponíveis na internet, como os programas internacionais Tiny Desk Concert, Jam In The Van, Sofar Sounds e The Fastest Records. Segundo Lucas Formiga, produtor executivo e diretor de arte do 10 Polegadas, o diferencial desse projeto está nas peças em audiovisual cinematográfico e na prensagem da coletânea de EPs, com faixas inéditas, em vinil.

O produtor executivo ainda conta, em nota, que o objetivo da iniciativa é humanizar a produção musical, mostrar que ela tem alma e é executada por pessoas. Outra marca do projeto é a fuga da automatização e dos excessos de edição. A intenção é que haja outras edições do projeto.

Festival Mova

Durante este final de semana, o público poderá prestigiar ao vivo e a cores o trabalho de duas bandas presentes na primeira edição do 10 Polegadas. No sábado (4/6), Muntchako sobe ao palco do Festival Mova, às 22h30. No dia seguinte, Saci Werè se apresenta às 20h30.

Outras atrações locais e nacionais estão confirmadas para esse grande encontro da música no bosque atrás da Arena BRB Nilson Nelson, como Maria Gadú, Marcelo Jeneci, Ana Cañas, Gaivota Naves e Bloco das Divinas Tetas.

Saiba Mais