O Marco Zero — Festival de Dança em Paisagem Urbana tem a quinta edição prevista para ser realizada entre os dias 23 e 30 de agosto deste ano e abre convocatória para artistas para compor a programação. O chamamento contempla coletivos de dança, grupos e bailarinos(as) solo de dança contemporânea e performance do Distrito Federal.
O evento tem o objetivo de projetar a presença das artes, principalmente da dança, para além dos locais do teatro, galerias e salas de espetáculo. Para quebrar as limitações de ambiente e transformar o olhar das pessoas em relação à paisagem urbana, todas as apresentações do Marco Zero ocorrem em espaços públicos arquitetônicos, com ampla circulação de pessoas.
Praças, parques, quadras residenciais, monumentos e palácios da capital são o grande palco acolhedor dos artistas, de forma a encorajar o público a redescobrir espaços cotidianos e ocupar a rua com a arte. Alinhada a questões sensíveis ao território e à contemporaneidade, a quinta edição do festival foca em temáticas presentes na conjuntura cultural e político-social, como meio ambiente, feminilidade, infância, arquitetura e as culturas LGBTQIA+, negra e indígena.
O Plano Piloto e as regiões administrativas de Taguatinga e Ceilândia foram escolhidas para acolher os dançarinos. Os artistas interessados devem preencher o formulário da convocatória no site do Marco Zero até 24 de junho. Os nomes dos selecionados pela curadoria serão divulgados no próprio site e redes sociais no dia 6 de julho, e todos receberão cachê. O evento é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).