Parceria dos compositores Chico Alves e Toninho Geraes com o Trio Janaju, formado pelo maestro Jaime Alem e pelas cantoras Nair Cândia e Jurema de Cândia, o álbum Aluayê — os novos afro-sambas já está disponível nas plataformas digitais. O disco é inspirado no álbum antológico de Vinícius de Moraes e Baden Powell, lançado em 1966 e considerado um marco do cancioneiro nacional.
Toninho Geraes é compositor de sucessos de rodas de samba de todo o Brasil. O mineiro teve canções gravadas por Beth Carvalho, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. Ao longo da carreira, Geraes tem seis discos autorais lançados e, desde Preceito (2009), ensaiava mergulhar no universo dos Orixás, divindades das religiões de matriz africana.
A obra ganha corpo quando os acordes e melodias de Toninho se encontram com as letras de Chico Alves, com dois álbuns lançados, parceiro de Moacyr Luz, Toninho Nascimento e Wilson das Neves. Jaime, que ficou responsável pelos arranjos dos novos afro-sambas, Nair e Jurema trouxeram ao álbum a estética que a dupla sonhava para o trabalho. O arranjador é conhecido por ter sido maestro da banda de Maria Bethânia por quase três décadas.
A banda que acompanha Chico Alves e Toninho Geraes é formada por Jaime Alem (violões), Dirceu Leite (flauta e sax), Rômulo Gomes (contrabaixo), Felipe Tauil e Robson Batata (percussões) e Vitor Vieira (bateria).