Nesta quinta-feira (26/5), o trompetista Diogo Gomes lança o single Herança, com participação do seu pai, o trombonista Cesário Constâncio Gomes. A faixa vem acompanhada de clipe, que será divulgado no mesmo dia, e faz parte do CD Transcendental, seu primeiro trabalho solo, que deve chegar às plataformas digitais em 2 de junho, só com canções autorais.
Natural do Rio de Janeiro, Gomes já trabalhou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Nando Reis (disco Sei como foi em BH), Zeca Pagodinho (disco Ser humano), Djavan (disco Vidas pra contar), Jorge Ben Jor (turnê Nívea viva), Maria Rita (disco Amor e música), Gilberto Gil (disco Ok ok ok).
Atualmente, Diogo é professor de graduação em trompete na Universidade de Brasília (UnB). Também é o principal convidado a integrar o naipe de trompetes da Orquestra Sinfônica Brasileira e trabalha desde 2017 como trompetista e arranjador de Gilberto Gil. Em 2015, o carioca teve uma matéria sobre seu trabalho publicada na revista JazzTimes, considerada uma das revistas especializadas em jazz mais importantes dos Estados Unidos.
Alguns dos principais festivais de jazz e música instrumental do Brasil e da Europa já tiveram a participação de Diogo Gomes como North Sea Jazz Festival, Jazz in Marciac, LisbON, Copa Fest, Rio Montreux Jazz Festival, Valadares Jazz Festival e Festival Dobradinhas+.
Com álbum marcado para sair no início do próximo, o músico já tem dois singles disponíveis nas plataformas digitais. Como arranjador, atuou, recentemente, em trabalhos como Gil e Grupo O Corpo (Gilberto Gil), Margem (Adriana Calcanhotto), Só (Adriana Calcanhotto) e Giro (Roberta Sá).