Uma pesquisa realizada pela Roberts Radio, mostrou que um a cada três jovens no Reino Unido não conhece os Beatles. O estudo tenta entender como grandes nomes da música pop atravessam — ou não — gerações.
Foram entrevistados 2 mil pessoas da geração Z, ou seja, aqueles nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 até o ano de 2010. Além da influência dos Beatles na geração, a pesquisa perguntou sobre outros artistas como Elvis Presley, David Bowie e Whitney Houston.
Mesmo com o surpreendente número negativo, os "garotos de Liverpool" ainda aparecem no topo da lista entre os mais lembrados, sendo que 68.97% dos entrevistados afirmaram que os conheciam.
Saiba Mais
Depois dos Beatles, os artistas mais lembrados pela Geração Z são Elvis Presley (67.24%), Whitney Houston (67.24%), Queen (66.81%), Madonna (62.07), Paul McCartney (57.76%), Prince (56.03%) e David Bowie (53.88%).
A cantora Aretha Franklin foi a menos lembrada pelos jovens, mais de 60 % não a conheciam. Logo atrás, aparecem U2 e The Supremes.
A pesquisa também questionou sobre as preferências musicais de um grupo mais velho, a chamada geração silenciosa, pessoas acima dos 74 anos. Comparando os grupos, a pesquisa mostrou que 18% dos mais velhos gostam de ouvir artistas que fazem sucesso atualmente.
"Queríamos descobrir se os fãs de artistas mais velhos estão interagindo com o mundo da música moderna e o quanto as gerações mais velhas estão envolvidas com a música em 2022", escreveu a Roberts Radio na página de divulgação do estudo.
Um exemplo disso, Post Malone, Doja Cat e Olivia Rodrigo — que têm milhões de fãs entre os jovens — são conhecidos por menos de 3% dos mais velhos. Em contrapartida, entre os artistas atuais, Ed Sheeran é conhecido por 60% das pessoas com mais de 74 anos, em seguida aparecem artistas como Lady Gaga, Beyoncé e Taylor Swift.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes