O artista brasiliense Lucas Maranhão lançou, na última sexta-feira (20/5), as faixas Pensamentear e Perto peito, primeiras da carreira solo. Ambas estão disponíveis para audição nas plataformas de streaming.
Cantor e guitarrista da banda Aguaceiro, Lucas Maranhão achou, no tempo de isolamento, um passatempo que acabou por se mostrar produtivo. O estúdio montado em casa tornou-se um parque de diversões particular, no qual o artista gravava ideias musicais. Passada a quarentena, Maranhão percebeu que tinha em mãos um material robusto que retratava bem os sentimentos atípicos suscitados pela pandemia. Nasceu, assim, o desejo de percorrer o caminho solo para expor tais registros musicais ao mundo. Pensamentear e Perto peito debutam um novo caminho que Lucas pretende percorrer em paralelo com o trilhado pela Aguaceiro.
Além dos sentimentos evidenciados pelo período pandêmico, o consumo de arte foi a maior fonte de inspiração para as produções. A palavra-título “pensamentear”, por exemplo, é inspirada em Mário de Andrade: “Eu conheci [a palavra] quando estava relendo Macunaíma, do Mário de Andrade. Assim que a palavra apareceu para mim, eu anotei no meu bloco de notas, porque, por algum motivo, ela ressoou muito bem para mim e eu tive certeza que eu queria compor uma música com essa palavra”.
Saiba Mais
Quando a banda Aguaceiro trabalha as composições, a logística de uma representação fidedigna nos shows ao vivo é levada em consideração. Maranhão pôde se desprender dessa amarra no trabalho solo: “Com as músicas solo, eu quis experimentar um pouco mais com as gravações. Eu quis tentar explorar o que eu conseguiria fazer sozinho com os instrumentos que eu já sei tocar, sem necessariamente me prender a como isso funcionaria ao vivo”.
Lucas Maranhão optou por lançar, de forma atípica, dois singles de uma só vez. A razão é a unidade que as duas canções formam: “os dois [singles] foram compostos de forma bem próxima uma da outra e conversam sobre os sentimentos e sensações do isolamento, então eu achei que faria sentido as duas estarem juntas como o primeiro lançamento”. Compostas no início de 2020, as duas faixas foram sucedidas por uma grande leva de composições nos últimos dois anos. Dessa forma, Maranhão pretende seguir com a publicação de singles que, eventualmente, desembocarão em um álbum solo, previsto para o segundo semestre de 2022.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel