Cordel

Evento leva literatura de cordel para a Biblioteca Pública de Taguatinga

A segunda edição de 'O cordel e suas cantorias' ocorre às 19h30, na biblioteca localizada no centro de Taguatinga. Além de poesia, o evento também terá a música de Paulo Matricó

Na noite desta sexta-feira (20/5), a Biblioteca Pública de Taguatinga recebe a segunda edição de O cordel e suas cantorias, com música e a presença de vários cordelistas. O evento começa às 19h30 na instituição localizada na CNB 1, Área Especial, no centro de Taguatinga.

A festa será comandada pela mestre de cerimônia Jirlene Pascoal, enquanto a música fica a cargo do cantor, compositor e poeta pernambucano Paulo Matricó, que também está entre os cordelistas que vão se apresentar no evento. Além de Matricó, João Santana, Chico de Assis e Valdenor de Almeida também contribuem com a literatura de cordel.

O projeto é uma iniciativa independente de Márcio Alencar, integrante do coletivo Tribo das Artes, que apoia o evento. Alencar fala da importância de levar o cordel para o local. “O cordel é uma das literaturas mais importantes do Brasil, difundida pelo Nordeste, e a biblioteca é o local onde você mais vai encontrar leitores”, explica o proponente do projeto ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Márcio conta que a primeira edição de O cordel e suas cantorias resultou em um livro que reuniu as produções dos poetas que participaram do evento.

Diretora da biblioteca há 27 anos, Jacyara Cavalcante de Paula celebra mais um projeto do FAC que o espaço acolhe. “Esses eventos são fundamentais para dar acesso à arte e à cultura para comunidade. E digo, sem medo de errar, que uma biblioteca pública é o lugar mais democrático de acesso à arte entre todas as linguagens”, define a diretora.

2ª Edição de O cordel e suas cantorias 

Nesta sexta-feira (20/5), às 19h30, na Biblioteca Pública de Taguatinga. Gratuito.  

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Saiba Mais