Homenagem

Forest Whitaker recebe prêmio na 75ª edição do Festival de Cannes

Além de ator, Whitaker é embaixador da boa vontade da UNESCO, e recebeu o prêmio Palma D’Honneur

Soraya Ursine*

Na 75ª edição do Festival de Cannes, o ator e embaixador da boa vontade da UNESCO, Forest Whitaker, recebeu o prêmio Palma D’Honneur, pelo conjunto de sua obra. O ator já havia sido premiado em Cannes em 1988, por sua interpretação em Bird. Em coletiva, ele comentou que procurar relações diferentes e humanas através do cinema foi a melhor decisão de sua carreira.

O filme Em Nome da Paz, produzido por Whitaker, fala sobre a luta pela paz em um acampamento de refugiados no sul do Sudão, e será exibido hors concours no festival, mostrando o compromisso do embaixador com as questões humanitárias. Em 2021, sua ONG, a WPDI (Whitaker Peace and Development Initiative), anunciou que vai criar protestos em Saint Denis, periferia de Paris, com grandes problemas sociais.

Ator de múltiplas performances, diretor e produtor, Forest Whitaker é conhecido pelo papel do Ditador Idi Amin Dada no filme O último rei da Escócia, lançado em 2007 no Brasil, e dirigido por Kevin Macdonald. Outro papel memorável foi em O mordomo da Casa Branca, como o mordomo Cecil Gaines.

Saiba Mais

* Especial para o Correio