Até dia 25 de maio, Nova York, nos Estados Unidos, recebe a exibição Casa Brasil Nova York 2022, em paralelo à Contemporary Furniture Fair (ICFF), maior plataforma da América do Norte para design de móveis contemporâneos. A mostra é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e conta com obras da brasiliense Rafaela Gravia entre os artistas.
Com o tema Brasil in natura, terra adentro, a mostra busca divulgar a produção de design brasileira para um público mais amplo e internacional. “Muitas vezes se vê o país pela perspectiva do uso da madeira, das florestas etc. Então, há toda uma pluralidade do uso de cerâmica, tecido, aço, de vidro, de outros materiais que também fazem parte do nosso contexto. O aço é um dos principais materiais brasileiros, inclusive um dos principais de exportação”, explica Rafaela.
A designer leva três amostras da produção: uma mesa multifunção, uma cadeira e uma banqueta . “As três peças selecionadas são completamente feitas de aço e com pintura eletrostática. Foram criadas em momentos diferentes, de anos e coleções diferentes, mas que seguem uma linearidade de conceito e design: todas buscam trazer o aço para os ambientes de uma forma diferente, desmistificando que ser um material pesado, usado somente em estruturas, que não pode ser delicado”, diz a designer.
Segundo Rafaela, são móveis contemporâneos e versáteis, que buscam conforto e podem ser usados em qualquer área, atendem a diferentes estilos e são peças atemporais, conforme o estilo artístico que adota.
“A parceria com a Apex é justamente para criar um contato externo. Para que as peças sejam vendidas não só no Brasil, mas internacionalmente também, além de mostrar o design brasileiro para o mundo todo”, diz Rafaela. Confira as peças que serão expostas:
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel