Festival

Festival Varilux de Cinema Francês divulga os homenageados da edição 2022

‘O papai noel é picareta’, de Jean-Marie Poiré, e os 400 anos do nascimento do dramaturgo Molière, com ‘As aventuras de Molière’, serão celebrados pela mostra

O Festival Varilux de Cinema Francês divulgou os homenageados da edição 2022: o clássico O papai noel é picareta, de Jean-Marie Poiré, e os 400 anos do nascimento do dramaturgo Molière, com o filme As aventuras de Molière, de Lauren Tirard e Ariane Mnouchkine. Ambos os títulos poderão ser conferidos durante a mostra, que acontece entre 21 de junho e 6 de julho.

O longa de Poiré é uma adaptação de uma peça teatral de mesmo nome e se tornou um clássico francês pelo humor ácido e situações absurdas apresentadas na trama. O papai noel é picareta se passa na noite de Natal, quando a linha telefônica de SOS para pessoas deprimidas é interrompida por personagens marginais excêntricos que causam desastres em cadeia.

Segundo Emmanuelle Boudier, curadora e co-diretora do festival, o longa “conta com uma irreverência incansavelmente atemporal que atravessa os anos sem medo de comparação com as comédias mais atuais, que não vão tão longe na insolência. No final, mais tragicômico do que cômico, o espírito do filme hoje faz parte do patrimônio cultural francês”.

Em As aventuras de Molière, o jovem escritor zomba da nobreza e faz sucesso entre as classes mais baixas da França, terminando preso por não pagar taxas ao governo, mas tudo muda quando Monsier Jourdan, um aristocrata, paga sua dívida e, em troca, se aproveita dos talentos de Molière como escritor para cortejar sua amada.

A 13ª edição do Varilux será exclusivamente nos cinemas e contempla obras de comédia, drama, suspense e animação. Além de filmes inéditos e recentes da filmografia francesa, acontece o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros destinado a roteiristas, diretores, profissionais de cinema e TV, que está com inscrições abertas até dia 1º de junho.