A Cia Nós no Bambu lançou uma série de três manuais para guiar o público leitor pelas técnicas utilizadas pelo grupo. Com mais de 19 anos de experiência e uma pesquisa que une a performance corporal à utilização do bambu, a companhia que tem como uma das fundadoras Poema Mühlenberg é também responsável pela Escola Nós no Bambu.
A série de manuais propõe conhecer as técnicas utilizadas pelo grupo há quase duas décadas. No primeiro, Manual da bambuzeria — Construa seu instrumento, o leitor vai aprender a colher e tratar o material, além de construir o Tripé e o Maestrim, instrumentos acrobáticos confeccionados com bambu. Os dois outros volumes ensinam a interagir com os equipamentos e misturam atividade física e expressão artística.
Os manuais estão disponíveis para download gratuito durante um ano apenas e reúnem um total de 7h30 de vídeos, fotografias e textos que ensinam as técnicas da companhia. Basta preencher o formulário e baixar o material.
Criada há 19 anos, a Cia Nós no Bambu nasceu inspirada em técnica desenvolvida por Marcelo Rio Branco, professor de educação física, para a pesquisa Sistema INtegral Bambu. A ideia era unir dança acrobática, dinâmicas de circo e o uso do bambu, tudo acompanhado de instrumentos artesanais criados com o material. A companhia conta hoje com um total se seis espetáculos no repertório.