Este sábado (7/5) está marcado pelo lançamento de Lacrimogêneo, primeira publicação literária do agente de segurança Fernando Lopes. Evento ocorre às 20h, no Espaço Cultural Caracas, véi, localizado no St. L Norte EQNL 2/4 Bloco B, em Taguatinga. Editado pela Ponta de Lança, exemplares do livro de poemas estarão disponíveis para venda no evento.
Fernando Lopes é policial militar do Distrito Federal desde 2002, quando tinha apenas 19 anos. Desde então, sente a necessidade de conhecer as expressões artísticas que exploram as subjetividades dos contextos e dos dilemas das pessoas que trabalham com Segurança Pública. Essa necessidade aumentou quando o agente passou a integrar o Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica (Provid).
Trabalhar como operador dessa política pública da PM-DF o conduziu ao estudo e às leituras que tratam das interseccionalidades e a grandes autoras como Conceição Evaristo, Ana Maria Gonçalves, Noêmia de Sousa, Calliandra Molotov, Meimei Bastos e Cris Reis. Tais leituras reforçaram o engajamento político de Lopes, que passou a escrever sobre os seus dilemas pessoais e profissionais.
Fernando define o Lacrimogêneo como livro-causa. “Podemos dizer que é uma zona silenciada, que é a zona da arte produzida por policiais, onde a gente expõe o que a gente tem de sensibilidade e intelectualidade. Então esse livro vem retratando o nosso cotidiano e a nossa postura sensitiva perante esse cotidiano”, detalha o autor. “O que o leitor pode esperar do livro é o registro do que a temos de sensível dentro do segmento dos trabalhadores da segurança pública”, completa.
Exemplares de Lacrimogêneo estarão disponíveis para venda no evento de lançamento desta sábado, no valor de R$ 25, com pagamento sendo feito por débito, crédito ou pix, além de dinheiro em espécie.
Lançamento do livro Lacrimogêneo, de Fernando Lopes
Sábado (7/5), Espaço Cultural Caracas, véi, St. L Norte EQNL 2/4 Bloco B, Taguatinga, às 20h. Preço do exemplar: R$ 25.