Arte

Centenário de Saramago é tema de debate com a jornalista Pilar del Rio

Homenagens pelo centenário de José Saramago têm início com encontro com a jornalista Pilar del Rio e exposição que celebra a obra do ganhador do Nobel de Literatura

Para celebrar o centenário do escritor José Saramago, a escritora e jornalista Pilar del Rio participa de uma conversa com o público, às 18h, nesta quinta-feira (5/5), na Camões - Centro Cultural Português em Brasília. O encontro faz parte da exposição A Bagagem do Viajante, homenagem a José Saramago que ocupa a Galeria Camões, situada na embaixada de Portugal, e estações do Metrô. Este ano, o centenário de nascimento do escritor é celebrado junto com o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Durante o evento que abre as homenagens, o público poderá conversar com Pilar del Río,  que é viúva do escritor e presidente da Fundação José Saramago, e com o comissário para o centenário, Carlos Reis. O evento vai ser mediado por Augusto Niemar, professor da Universidade de Brasília (UnB). 

As celebrações se estendem até o dia 31 de maio e a exposição está em cartaz por sete estações de metrô, além da Galeria Camões, na qual poderão ser vistas obras de diversos artistas que fizeram parte da vida de Saramago.

O evento é uma em parceria da Fundação José Saramago com o Metrô do DF, o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), a Secretaria de Educação (SEE) e a Embaixada de Portugal, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e Unesco.

Programação:

Mostra em homenagem a José Saramago

Visitação até 31 de junho, nas estações Galeria, Cine Brasília (106 Sul), Shopping, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro, Samambaia Sul. A exposição está em cartaz na Galeria Camões (Embaixada de Portugal), com visitação de segunda a sexta, das 14h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail geral@institutocamoes.org.br.

Saiba Mais