Andréa Beltrão publicou em seu Instagram nesta sexta-feira, 27, uma reflexão sobre o etarismo, preconceito por idade que costuma atingir mais as mulheres, e sobre os elogios que acabam reforçando uma mensagem negativa.
"'Nossa, Andréa, você tem 58 anos, mas está ótíma'. Quando eu escuto isso eu sorrio, agradeço até, não perco muito tempo. Mas o que esse 'mas' quer dizer? Que por ter 58 anos eu deveria estar péssima? Parece que sim", disse.
"Se você é mulher e já passou dos 35/40 anos, você já deve ter ouvido isso na sua vida várias vezes. Talvez você já tenha dito isso para outra mulher. É uma questão cultural. Só que esse 'mas' carrega um preconceito gigante com a idade mesmo que a intenção seja boa", explica.
A atriz reforça que elogio com 'mas' não é elogio. "Eu tenho 58 anos e eu estou ótima. Eu tenho 58 anos e estou cheia de energia. Eu tenho 58 anos e me sinto maravilhosa. Eu tenho 58 anos e estou super legal. Sem nenhum 'mas'.
Assista ao vídeo:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.