Cultura japonesa

Anime Summit traz a cultura oriental para Brasília neste fim de semana

Primeira edição do festival traz artistas e influencers, apresentações de dança e música, bazar e o melhor da gastronomia japonesa

Correio Braziliense
postado em 27/05/2022 11:37 / atualizado em 27/05/2022 11:38
Guilherme Briggs é uma das atrações principais do Anime Summit 2022 no domingo (29/5) -  (crédito: Divulgação)
Guilherme Briggs é uma das atrações principais do Anime Summit 2022 no domingo (29/5) - (crédito: Divulgação)

A Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste (FEAMBRA), produtora do Festival do Japão, traz para a capital, a partir desta sexta-feira (27/5) e até domingo (29/5), o 1º Anime Summit, realizado na ExpoBrasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, das 10h às 22h.

O festival promete programação intensa e diversificada durante todo o fim de semana. O grande diferencial da primeira edição do Anime Summit é a presença de artistas e influencers que poderão interagir com os fãs. O famoso dublador Guilherme Briggs, voz do Brook de One piece, é uma das principais atrações e estará no evento no domingo (29/5), às 14h. Wendel Bezerra dublou Goku e o Pain de Naruto, e também é presença confirmada nesta sexta-feira (27/5).

O palco conta ainda com a banda Gaijin Sentai, o sanfoneiro dos animes Denilson Felix, e outros dubladores como Charles Emmanuel (Ben10), Mayara Stefane (Mikasa Ackerman de Attack on Titan), Lucas Almeida (Eren Jaeger de Attack on Titan), Lipe Volpato (Midoriya de My Hero Academia), Carol Valença (Luffy de One Piece), Francisco Junior (Sukuna de Jujustu Kaisen) e Glauco Marques (Zoro de One Piece; Muzan de Demon Slayer).

Para valorizar a cultura pop e a tradicional, nessa mistura que é marca registrada dos eventos nipônicos em Brasília a no Brasil, o Anime Summit tem ainda atividades como espaço de bazar com lojas variadas, torneio de jogos eletrônicos e cardgames, apresentação de bandas e grupos de dança cosplay, street dance e Taisô (ginástica coreografada), taiko (tambores), odori (dança tradicional), Matsuri Dance (dança contemporânea) e cantores solo de música japonesa.

Workshops de artesanato e exposições de técnicas como origami (dobradura em papel), sumi-ê (pintura), shodô (caligrafia) e ikebana (arranjos florais) vêm para encantar o público amante da arte do Japão. Atividades terapêuticas de alongamento, meditação e shiatsu também têm espaço no festival. Haverá ainda demonstração de artes marciais e modalidades de origem japonesa como Karatê, judô, jiu jitsu e kendô (esgrima).

A ala gastronômica, sempre destaque nos eventos da FEAMBRA, recebe associações nipo-brasileiras com receitas originais preservadas desde o período da imigração japonesa no Brasil. Os restaurantes Kobe, Ichiban Dorayaki, My Mochi – Japanese Ice Cream, Katsu Lamen House, Donburi Cozinha Nikkei e Goemon participam do evento.

O Anime Summit tem o intuito de se expandir pelo país. Segundo Mario Kodama, um dos organizadores do festival, a escolha de Brasília para sediar o evento se deu pela admiração especial que o brasiliense tem pela cultura japonesa. “É possível observar o crescimento de admiradores desta gastronomia oriental, além do número elevado de praticantes de artes marciais e jovens otakus (fãs de animes e cosplay)”, diz Kodama.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria local. Terão direito à meia entrada aqueles previstos por lei e quem doar um mangá em bom estado, que será destinado à criação da Mangateca de Brasília.

Serviço:
1º Anime Summit

A partir desta sexta (27/5) e até domingo (29/5), das 10h às 22h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia); Gratuidade: Crianças a 4 anos; Meia-entrada para quem doar um mangá (história em quadrinhos)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação