Nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho, a diretora Luciana Lara, da Anti Quo Companhia de Dança, ministra a oficina Experimentações a distância — Corpo e Percepções nas Telas, das 14h às 16h. O projeto é realizado totalmente de forma virtual e tem como ponto de partida experimentos feitos pela Cia de teatro durante a apresentação de espetáculos por videoconferência.
A oficina inclui estudos teóricos, exercícios práticos e análise crítica da composição teatral feita com dispositivos digitais de interação virtual. Nos encontros, ministrados por Luciana Lara, os participantes vão se aprofundar no uso das mídias, celular ou computador e suas ferramentas, além da relação com as câmeras. Serão explorados, também, objetos e o espaço, a apropriação e justaposição de imagens como nas colagens artísticas e a relação com o corpo e o movimento.
A oficina é indicada para artistas pesquisadores, criadores da dança e do teatro, entre outras linguagens artísticas. A peça Juntos e Misturados deu início à oficina. O espetáculo nasceu durante a pandemia de covid-19 e as medidas de isolamento e foi apresentado ao vivo para logo migrar para a videoconferência.
A dinâmica cria um jogo de interações no qual o público, mediado por telas, encontra uma linguagem cotidiana, fragmentada e crítica. Durante o trabalho são levantadas questões sobre os paradoxos do isolamento social que pautou os últimos dois anos. A obra já foi apresentada oito vezes em festivais de teatro e dança do Brasil, da Espanha e do México.
Serviço:
Experimentações a distância – Corpo e Percepção nas telas
Ministrada pela diretora e coreógrafa Luciana Lara nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho, das 14h às 16h. Inscrições gratuitas, até 2 de junho, pelo e-mail nucleo.asq@gmail.com
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.