Depois de abrir uma exceção de dois anos por conta da pandemia de COVID-19, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos voltou a exigir que filmes que desejam concorrer ao Oscar estreiem nos cinemas de maneira obrigatória. Não serão mais aceitas obras que são de exclusividade do streaming.
A retomada da regra não impede, no entanto, que produções da Netflix, Amazon, Disneey e outros streamings concorram ao prêmio máximo do cinema, visto que, para se qualificar e disputar uma estatueta, basta que o filme permaneça em cartaz por, ao menos, uma semana em algum cinema de Los Angeles, Nova York, Chicago, San Francisco, Atlanta ou Miami, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2022.
Outras novidades divulgada pela Academia de Artes foram: a proibição de que um único filme envie mais de três músicas para concorrer ao prêmio de Melhor Canção Origina, além de renomear a categoria Melhor Documentário para Melhor Documentário em Longa-Metragem. Vale lembrar que um Longa precisa ter, no mínimo, 1 hora e 10 minutos de duração.
Por fim, foram divulgados os prazos para que filmes interessados se inscrevam para disputar o Oscar do ano que vem:
- Longa-Metragem Documental - 3 de Outubro de 2022
- Longa-Metragem Internacional - 3 de Outubro de 2022
- Curta-Metragem de Animação - 14 de Outubro de 2022
- Curta-Metragem Documental - 14 de Outubro de 2022
- Curta-Metragem Live-Action - 14 de Outubro,
- Trilha Sonora - 1 de novembro de 2022
- Canção Original - 1 de novembro de 2022
- Longa-Metragem de Animação - 15 de novembro de 2022
Saiba Mais
- Economia Trabalhador poderá usar 50% do FGTS para comprar ações da Eletrobras
- Política Lira quer votar projeto que limita ICMS sobre combustíveis na próxima terça
- Diversão e Arte Paola Carosella revela que tem vontade de voltar para a televisão
- Política Análise: do aparelhamento sindical ao militar, a mamata só aumentou
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.