Feira do livro

Pagu é a autora homenageada da primeira Festa Literária de Itu

De 19 a 22 de maio acontecerá a Festa Literária e Cultural de Itu, que vai ocupar espaços da cidade do interior paulista

Agência Estado
postado em 16/05/2022 16:59 / atualizado em 16/05/2022 17:00
 (crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)
(crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)

Itu terá um festival literário com programação robusta. De 19 a 22 de maio, acontecerá a primeira edição da Festa Literária e Cultural de Itu (Flic), que vai ocupar espaços da cidade do interior paulista, como a Praça da Independência (Praça do Carmo). No primeiro eixo temático, a Flic organiza eventos para tratar do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Sob curadoria da escritora Ana Squilanti, a Flic propõe um diálogo dos modernistas da época com os nossos tempos e coloca no centro da edição uma personagem que, historicamente, ficou à margem dos modernistas: Pagu. Patrícia Rehder Galvão (1910-1962), que tem sua obra relançada pela Companhia das Letras, teve importância para o movimento antropofágico, anos após a Semana, ao lado de Oswald de Andrade, de quem foi parceira.

"Nossa proposta no debate sobre os territórios, sobre os corpos, sobre as vozes e o que está sendo dito no nosso 2022. É importante que olhemos para o passado para conseguir enxergar nosso presente e futuro e foi esse exercício que tentei aplicar à curadoria do festival", comenta Squilanti, que organizou a programação com nomes como Adriana Armony, Monique Malcher, Clara Averbuck, Giovana Madalosso, Leonardo Piana, entre outros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.