Teatro

Mostra itinerante leva teatro ao Varjão, Fercal e São Sebastião

A Mostra Itinerante de Teatro ODU começa nesta sexta-feira (13/5) com os espetáculos "Esperando Zumbi" e "Dandara sou eu". As montagens da mostra trazem temáticas raciais

Correio Braziliense
postado em 12/05/2022 17:51 / atualizado em 12/05/2022 17:52
Dirigida por Pedro Ribeiro,
Dirigida por Pedro Ribeiro, "Gigante pela própria natureza" é uma das peças da mostra - (crédito: Thiago Sabino)

Nesta semana, a Mostra Itinerante de Teatro ODU dá início à série de apresentações que serão feitas em três cidades do Distrito Federal. A primeira a receber os espetáculos gratuitos é o Varjão, na Casa Afrolatinas, com a montagem Esperando Zumbi, da atriz e escritora Cristiane Sobral. O espetáculo está marcado para esta sexta-feira (13/5), às 19h30. A peça é um manifesto sensível a partir de um ponto de vista afrocentrado e feminino.

No sábado, é a vez de Pamela Alves subir ao palco com Dandara sou eu, projeto musical performático que trata das temáticas da mulher, da negritude e da capoeira, às 17h. Após cada apresentação, haverá um debate mediado por equipe de profissionais de artes cênicas e educação. O projeto, que tem direção-feral de Victor Hugo Leite (VHafro), é uma iniciativa do coletivo ODU, que promove atividades culturais com o intuito de dar  visibilidade a temáticas raciais e à participação de artistas negros no setor cultural.

Depois do Varjão, o Centro Comunitário do Queima Lençol, na Fercal, recebe, em 21 de maio, às 19h30, o espetáculo Livro do desassossego, com Marcos Davi. No dia seguinte, o mímico Miqueias Paz apresenta o Mimicando, às 16h. Nos dias 25 e 26 de maio, a comunidade escolar do Centro Educacional São Francisco (Chicão), de São Sebastião, vai prestigiar a montagem Gigante pela própria natureza, dirigida por Pedro Ribeiro, às 9h, no primeiro dia. No segundo dia, a dupla Naiara Lira e Maboh apresenta o Duo Camboatá, no turno da tarde, às 14h.

Festival

O coletivo ODU já promoveu duas edições do Festival de Arte Negra, idealizado por artistas locais, com teatro, cinema, música, poesia, moda e literatura como expressões usadas para exaltar a arte negra por meio da reunião de artistas de todo o Brasil. Além de Cristiane Sobral, a edição do ano passado teve as participações de Leno Sacramento, ator do Bando de Teatro Olodum, de Salvador, e da cantora Ellen Oléria.

Confira a programação da mostra de teatro:

VARJÃO
Local: Casa Afrolatinas
13/05 às 19h30: Esperando Zumbi com Cristiane Sobral + Mediação após espetáculo
14/05 às 17h: Dandara sou eu com Pamela Alves + Mediação após espetáculo

FERCAL
Local: Centro Comunitário do Queima Lençol
21/05 às 19h30: Livro do desassossego com Marcos Davi + Mediação após espetáculo
22/05 às 16h: Mimicando com Miqueias Paz + Mediação após espetáculo


SÃO SEBASTIÃO
Local: CED São Francisco (Chicão)
25/05 às 09h: Gigante pela própria natureza (dir. Pedro Ribeiro) + Mediação após espetáculo (Apresentação apenas para escola)
26/05 às 14h: Duo Camboatá com Naiara Lira e Maboh + Mediação após espetáculo (Apresentação apenas para escola)


Mostra Itinerante de Teatro ODU

13, 14, 21, 22, 25 e 26 de maio, no Varjão, Fercal e São Sebastião. Gratuito.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação