Música

'Clube da esquina’ é eleito o melhor álbum brasileiro; concorda?

O lançamento de 1972 de Milton Nascimento e Lô Borges foi eleito por um grupo de 162 especialista como o melhor álbum já lançado e ‘Sobrevivendo ao inferno’ do Racionais MC's ficou em 9º lugar

Helena Dornelas*
postado em 12/05/2022 18:11 / atualizado em 12/05/2022 18:11
Clube da esquina, entre eles, Nelson Ângelo, Milton Nacimento, Tavinho Moura, Toninho Horta e Nivaldo Ornelas. -  (crédito: Reproducao)
Clube da esquina, entre eles, Nelson Ângelo, Milton Nacimento, Tavinho Moura, Toninho Horta e Nivaldo Ornelas. - (crédito: Reproducao)

"Notícia que alegra muito os nossos corações” escreveu Milton Nascimento no seu Instagram após a notícia de que o álbum Clube da esquina (1972) foi eleito o melhor disco brasileiros já lançado. O álbum que em 2022 completa cinquenta anos foi selecionado por 162 especialistas de áreas ligadas a música, como jornalistas, youtubers, podcasters, produtores e músicos — e divulgada pela equipe do podcast Discoteca básica, apresentado pelo jornalista Ricardo Alexandre.

A eleição, a terceira do tipo já feita no Brasil, é a mais abrangente. A ideia do projeto é falar sobre os álbuns que mudaram a história da música no Brasil e no mundo.

Clube da Esquina
Clube da Esquina (foto: Diculgação)

Na hora de eleger os álbuns, cada jurado fez uma lista dos cinquenta melhores álbuns, assim o resultado final ficou com 500 discos mais votados. Os 500 discos serão divulgados no livro ainda não publicado Os 500 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos.

Alexandre já havia participado das duas enquetes anteriores, a primeira feita pela Revista da MTV em 2002 e a seguinte publicada pela edição brasileira da Rolling Stone em 2007. Em nenhuma dessas pesquisas o álbum de Milton Nascimento e Lô Borges ficou em primeiro lugar, na MTV ele ficou em 11° e na Rolling Stone em 7º.

No total dos álbuns eleitos nesta pesquisa, seis presentes também ficaram entre os 10 mais nas duas pesquisas anteriores, e três em ao menos uma delas.

A surpresa deste ano, foi o álbum Sobrevivendo no inferno, dos Racionais MC's (1997), estar no Top 10 — mais especificamente no 9º lugar. O clássico do hip-hop nacional foi subindo de posição há cada pesquisa, ficando no 29° posto na MTV e em 14° na Rolling Stones.

Sobrevivendo ao Inferno
Sobrevivendo ao Inferno (foto: Divulgação)

A lista atual também tira dos 10 primeiros colocados a estréia dos Mutantes, de 1968, que havia ficado em quinto lugar na MTV e 9º na Rolling Stone.

Ouça agora a lista dos 10 melhores álbuns brasileiros já lançados:

1. Clube da esquina (1972) - Milton Nascimento e Lô Borges

2. Acabou chorare (1972) – Novos Baianos

 

3. Chega de saudade (1959) – João Gilberto

 

4. Secos & molhados (1973) – Secos & Molhados

 

5. Construção (1971) – Chico Buarque

 

6. A tábua de esmeralda (1974) – Jorge Ben

 

7. Tropicália ou panis et circencis (1968) – Vários artistas

 

8. Transa (1972) – Caetano Veloso

 

9. Sobrevivendo no inferno (1997) – Racionais MC’s

 

10. Elis & Tom (1974) – Elis Regina e Tom Jobim

 

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Crédito: Reprodução. Novelli (e), músico, com os amigos do Clube da esquina, entre eles, Nelson Ângelo, Milton, Tavinho Moura, Toninho Horta e Nivaldo Ornelas.
    Crédito: Reprodução. Novelli (e), músico, com os amigos do Clube da esquina, entre eles, Nelson Ângelo, Milton, Tavinho Moura, Toninho Horta e Nivaldo Ornelas. Foto: Reproducao
  • Capa de 1972. Músicos, jornalistas e produtores votaram
    Capa de 1972. Músicos, jornalistas e produtores votaram Foto: Divulgação
  • Sobrevivendo ao Inferno
    Sobrevivendo ao Inferno Foto: Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação