Após a apuração do Carnaval do Rio de Janeiro, a Acadêmicos do Grande Rio foi coroada vencedora pela primeira vez na história e, pelas redes sociais, Paolla Oliveira, Rainha de bateria da escola, celebrou o título de forma enigmática.
Sob o enredo que falava de Exu, Paolla Oliveira foi vestida de Pombagira, considerada a representação feminina de Exu.
"Um dos meus desejos de aniversário foi realizado. Falta o outro agora. É Exu abrindo os caminhos", escreveu ela no Twitter. Resta saber agora qual seria esse outro sonho.
A vitória histórica e o sucesso na avenida
Com um título inédito, a Acadêmicos do Grande Rio venceu o Carnaval de 2022 no Rio de Janeiro, após quatro vice-campeonatos.
Com o enredo Fala, Majeté! Sete chaves de Exu, os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora homenagearam o orixá que é equivocadamente associado à figura do diabo.
"O enredo é a desmistificação de Exu, é falar essa verdade do povo de Caxias, vendo a grande Rio ser campeã. Caxias é o lugar do Rio de Janeiro com maior número de terreiros de candomblé e de umbanda. A Grande Rio quando fala da verdade, a verdade não mente!", disse Arlindinho Cruz, um dos autores do samba-enredo da escola campeã.
A escola terminou a apuração com 269,9 pontos. Três décimos à frente da Beija-Flor de Nilópolis, que chegou a ultrapassar a escola tricolor de Duque de Caxias no início da contagem dos votos.