Após 19 horas de prova, o atleta Paulo André, conhecido como PA, conquistou a primeira vaga na final do Big Brother Brasil (BBB) 22, no início da noite desta sexta-feira (22/4). Ele foi o último a deixar a prova após o adversário, Arthur Aguiar, esquecer de cumprir uma das regras da competição. A conquista do premiado ícone do atletismo brasileiro foi comemorada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
"No pódio de novo PA? Mais um feito do nosso campeão: Paulo André na final do BBB, eu fui eu tava! E a nossa torcida para essa fera não é de hoje. Estamos muito orgulhosos da sua trajetória e vamos 'pras cabeças'", escreveu o perfil oficial do COB no Instagram.
A organização, que comanda os esportes olímpicos no Brasil, também convocou os seguidores a se mobilizarem para fazer de PA o campeão do reality. "E aí, bora largar voto pro PA? Dessa vez o voto é para ganhar!", acrescentou.
Conforme combinado com os espectadores, a vitória da prova da resistência, iniciada na noite de quinta-feira (21/4), garantiria uma vaga na final do reality, além de presentear o brother com um carro. “Mãe, ganhei teu carro. Te amo, finalista. Esse carro é seu. PAzinho, te amo muito. Pai e mãe, amo muito vocês”, gritou emocionado ao saber do resultado.
O atleta ainda dedicou a vitória para o amigo Scooby, que deixou o confinamento na noite de quarta após ser o mais votado em um paredão entre Eliezer e Douglas Silva. “Te amo muito, Scooby. Essa é pra você”, declarou.
A chamada "Super prova" durou pouco mais de 19 horas e, na reta final, contava apenas com PA e Arthur. Os outros dois brothers que ainda estão no programa, Douglas e Eliezer, foram eliminados com 10 horas e cinco horas de duração de prova, respectivamente. Douglas foi o primeiro eliminado por não cumprir uma das regras da competição e deixar um objeto cair durante a prova. Já Eliezer inverteu a ordem dos objetos e foi retirado.
Entenda a prova
A prova de resistência era composta por três áreas, nas quais os brothers deveriam cumprir ações distintas. Na primeira, chamada de "Estação Eletricidade", os competidores eram presos ao carro e deveriam resistir, em pé, a variações climáticas, como chuva, calor e vento.
Na segunda, "Todos no carro", eles deveriam entrar e permanecer dentro do carro com as portas fechadas. A última estação, chamada de "Carga", consistia em descarregar objetos que estavam no porta-mala do carro em uma estante no qual cada item deveria ser posicionado especificamente. Em seguida, os brothers deveriam colocar novos objetos, dispostos em outro armário, dentro do porta-malas.
Nessa última estação, os brothers deveriam voltar para uma base e apertar um botão para sinalizar que cumpriu a prova, antes do tempo estabelecido. Lá eles permaneceriam até a próxima estação ser apontada no telão.
No início da noite desta sexta-feira (22/4), Arthur e Paulo André permaneciam firmes e alertas. O ator chegou a afirmar que a prova iria continuar até a edição ao vivo, por volta das 22h30, na TV Globo. No entanto, após o telão direcioná-los para a estação "Carga", Arthur comete um deslize. Ele foi o mais rápido e voltou para a base com 13 segundos de folga antes do prazo terminar.
Porém, em um momento de desatenção ele não aperta o botão para sinalizar o término da missão. Em seguida, com sete segundos restantes, PA chega até a base e bate no botão. Quando a companhia que sinaliza o fim do prazo para a prova toca, Arthur reconhece o erro e lamenta. “Ih c***, não apertei”, diz.