Após a pausa imposta pela pandemia, a Festa de Abrição, importante evento do calendário anual de Brasília, está de volta. O festejo acontece neste sábado (30/4), a partir das 19h, no Centro Tradicional de Invenção Cultural (CTIC), na 813 Sul. A entrada é gratuita.
A Festa de Abrição, que marca, anualmente, a abertura das atividades do terreiro de Seu Estrelo, retorna neste sábado (30). Presente no calendário brasiliense desde 2004, o evento conta com apresentações da Orquestra Alada Trovão da Mata e do Grupo Seu Estrelo, pratas da casa; sendo que este apresenta o novo álbum musical, intitulado Exu monumental. As participações especiais da cantora pernambucana Alessandra Leão e do percussionista alagoano Mestre Sapopemba estão confirmadas.
A celebração acontece no Centro Tradicional de Invenção Cultural, residência do projeto e onde são realizados os festejos e oficinas ao longo do ano. O local promove e incentiva a multiculturalidade por meio da arte. A Festa de Abrição, que ocorre sempre em abril, homenageia a Sereia Laiá, figura sagrada do Mito do Calango Voador, escrito por Tico Magalhães, que narra o surgimento do mundo, do cerrado e de Brasília. Em junho, a casa também recebe O Fuazeiro; por fim, a Festa do Calango Voador encerra os festejos anuais em setembro.
Serviço
Festa de Abrição
30 de abril, a partir das 19h, no Centro Tradicional de Invenção Cultural (CTIC) - Setor de Embaixadas Sul, SES 813. Entrada gratuita.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.