Festa

Baile black da Makossa celebra recomeços e completa 20 anos de existência

Festa que retornou à capital federal após dois anos reuniu mais de 30 atrações na Galeria dos Estados. No Domingo, a cantora Flora Matos lançou o seu novo disco

Rafaela Martins
postado em 25/04/2022 18:05 / atualizado em 26/04/2022 22:18
 (crédito: Reprodução/Shake it)
(crédito: Reprodução/Shake it)

Cultura, música, estilos, vivências e orgulho representado em um lugar só: Galeria dos Estados. Há 20 anos a festa Makossa desembarcou no centro de Brasília com objetivo de exaltar os bailes blacks e os elementos fundamentais do Hip Hop. Porém, aquela festa, embaixo de um viaduto escuro e esquecido durante a noite, tomou proporções indiscutíveis e chegou a sua 20ª edição no último fim de semana.

Em um ano de retomadas e recomeços — em decorrência da pandemia do novo coronavírus — o projeto voltou ao lugar onde se firmou com uma vasta programação distribuída em dois dias de festa, por meio de três palcos simultâneos: Palco Galeria, Palco Norte e Palco Sul. Ao todo, 39 atrações (confira abaixo) passaram pelo baile black.

Residente da Ceilândia, artista e amante da música DJ Kashuu embalou o público na noite de sábado (23/4) ao som de um set nostálgico. Para a DJ, voltar aos palcos da Makossa depois de dois anos é uma felicidade. “Eu só consigo pensar que estou emocionadíssima. Ver meus amigos vivos e os pretos que vieram de muito longe para estar aqui, dançar, curtir, é muito emocionante”, disse.

Esse é o segundo baile black do qual a DJ participa — tocou no evento Ruas Convida e Natal da Makossa. Seu objetivo com o set musical foi revelar e demonstrar as referências que a cercam enquanto profissional. “Na noite de sábado eu busquei tocar aquilo que me diferencia, para encontrar minhas raízes e ocupar os espaços do DF. Foi um set com músicas novas e antigas para trazer aquele gosto de nostalgia”, contou Kashuu.

Além dos dois dias de festa, o projeto Makossa 20 Anos percorrerá cinco regiões administrativas oferecendo vivências criativas nas áreas de grafite, rima, danças urbanas, discotecagem e cenografia. A programação completa será divulgada em breve e será gratuita. O projeto promoverá também uma exposição histórica com fotos e flyers do acervo Makossa.

Domingo

Quem procurou uma programação diferente para viver o domingo (25/4) pôde contar com a segunda etapa do evento, que teve início às 15h. Como atração principal, a rapper Flora Matos desembarcou na capital do país para realizar o show de lançamento de seu novo álbum, Flora de controle.

Voltado para as pistas, o disco de faixas inéditas já tem hits na boca do povo, como Chá de maçã. No mesmo dia, o Palco Galeria recebeu o show da cantora ceilandense Realleza e do DJ KL Jay, integrante do grupo Racionais MCs e referência na discotecagem do país.

Artistas presentes

Confira todos os artistas que tocaram no Baile Black de 20 anos: 


Sábado 23/04

Skratch Bastid (Canadá)
Dj Sophia (Sp)
Nyack (Emicida/Sp)
Bruno X (Rj)
Chicco Aquino
Kashuu
Have Dreams (Dança Hip Hop)
Dj Afrika (Angola)
Chokolaty
Saphira
Og L
Ketlen
Lethal Breakz
Jean C
Dj Shy
Odara Kadiegi
Camila Jun
Fibo
Wash

Domingo 24/04

Flora Matos (Lançamento Do Disco "Flora De Controle")
Kl Jay (Racionais Mc's/Sp)
Lys Ventura (Sp)
Realleza
Savana
Dj A
Umiranda
Klap
Paula Torelly
Kazuza + In The Hood (Baile Charme)
Gab J
Ocimar
Dog Daia
Nino Mix
Janna,
Selectta Kbc
Sapo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação