Desde que viralizou na internet em 2017 com o vídeo de sua audição para o programa The voice Portugal, o cantor Tiago Nacarato tornou-se ponte entre a música portuguesa e brasileira. Ao apresentar no reality show uma versão de Onde anda você, clássico de Vinícius de Moraes e Toquinho, Nacarato, que é filho de brasileiros, acabou conquistando tanto os portugueses quanto o público do Brasil. Agora, cinco anos após a participação no programa e com a carreira consolidada, o artista volta a terras brasileiras pela terceira vez para uma série de shows.
Diferentemente das últimas turnês que realizou, desta vez Tiago Nacarato deu início à sequência de apresentações no Brasil, e não em Portugal, como de costume. “O público brasileiro é muito mais participativo. Aqui, eu sinto que há uma vontade maior do povo em participar, cantar junto e alto, fazer parte do show. Isso é maravilhoso, principalmente para mim que estou sozinho no palco. É muito bom sentir essa energia e esse calor do público”, relata o português em entrevista ao Correio.
“O povo brasileiro sempre foi muito caloroso comigo e continuam a ser. Nessa turnê, fiz um show em Goiânia em que tiveram pessoas que viajaram 3 mil, 4 mil km para me ver. Isso é incrível, eu me sinto muito amado”, conta. Além da passagem por Goiânia, o cantor já se apresentou no Rio de Janeiro e, nos próximos dias, segue para São Paulo, Campinas e Belo Horizonte.
Fora as diferenças na receptividade do público, a trajetória profissional de Nacarato no país natal tomou caminhos distintos. “Lá em Portugal, o meu trabalho é muito mais como compositor. Aqui também, mas a minha parte como intérprete é mais valorizada, tem mais a ver com o público daqui”, explica o artista. “É quase como se eu fosse a mesma pessoa, mas com carreiras diferentes”, complementa Nacarato.
Para o artista, representar a música brasileira no exterior, principalmente a MPB e a bossa nova, é uma bandeira a ser carregada. “Eu sinto que estou tocando músicas que quase ninguém mais toca ou ouve, então o público vê em mim alguém que foi buscar a música que as pessoas têm afeto, que é antiga”, opina.
Apesar de ser majoritariamente influenciado por artistas de décadas passadas, o português também encontra inspiração na música atual. Em apresentação realizada no Rio de Janeiro na última quarta-feira (20/4), o cantor pôde colaborar com o brasileiro Zé Ibarra. “Para mim, no meu prisma, no meu gosto, ele é um dos maiores, talvez o maior cantor dessa nova geração”, revelou Nacarato. Segundo o cantor, as cantoras Marina Sena e Anavitória e a banda 5 a Seco também estão entre os principais destaques da nova geração da música nacional.
“Eu amo a música brasileira, amo o Brasil. Meu pai é músico, então desde novo eu ouço música brasileira”, pontua. “É como se o Brasil fosse a minha segunda casa, mas que tem a mesma importância que a primeira”, finaliza.
*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.