Dia mundial da terra

Doodle do Google mostra efeitos das mudanças climáticas na Terra

Hoje (22/4) é celebrado o Dia Mundial da Terra e o Google usou o Doodle para alertar os usuários sobre os efeitos das mudanças climáticas no planeta

Cecília Sóter
postado em 22/04/2022 10:56
 (crédito: Reprodução/Google)
(crédito: Reprodução/Google)

Nesta sexta-feira (22/4) é celebrado o Dia Mundial da Terra e o Google resolveu homenagear o planeta no Doodle mostrando os efeitos das mudanças climáticas em diferentes partes do mundo.

O Doodle foi personalizado com alguns time laps feitos a partir de registros do Google Earth. A imagem principal é uma animação que mostra o degelo do cume do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, entre os anos de 1986 e 2020.

A apresentação alerta também para o degelo acelerado do chamado permafrost em vários locais do mundo, como o continente africano, Groenlândia, Alemanha e Austrália. Segundo o Google, esta é uma das causas mais urgentes do nosso tempo.

“Usando imagens de lapso de tempo reais do Google Earth Timelapse e de outras fontes, o Doodle mostra o impacto das mudanças climáticas em quatro locais diferentes em nosso planeta”, diz o Google em comunicado à imprensa divulgado em sua plataforma Google Discovery.

De acordo com a empresa, várias imagens ficarão revezando na tela inicial do Google para mostrar os efeitos das mudanças climáticas. Além do Kilimanjaro, o Doodle também mostra as mudanças no Retiro da Geleira da Groenlândia, na Dinamarca, na Grande Barreira de Corais, na Austrália e na Floresta Harz, na Alemanha.

Sobre o Dia Mundial da Terra

A data foi criada em 1970 nos Estados Unidos, como uma manifestação acerca de temas ecológicos. A data, que inicialmente era comemorada apenas nas cidades de Washington, Nova York e Portland, agora é celebrada no mundo inteiro.

O Dia Mundial da Terra é um lembrete sobre os perigos das mudanças climáticas, desmatamento e emissão de gases do efeito estufa, além da proteção de espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação