O chargista Angeli, 65 anos, anunciou a aposentadoria nesta quarta-feira (20/4). O artista foi diagnosticado com afasia, mesma doença que interrompeu recentemente a carreira do ator norte-americano Bruce Willis.
Com 51 anos de carreira, Arnaldo Angeli Filho se despede da Folha de S. Paulo, jornal onde publicou suas tirinhas por quase cinco décadas.
"É com tristeza e coragem que a família e os amigos de Angeli comunicam o fim, por questões de saúde, da histórica colaboração entre o autor e a Folha de S.Paulo. Após cinquenta e um anos de carreira, quase cinquenta deles no jornal, é num misto de emoção e tristeza e também orgulho que ele se despede desse espaço que foi, ao longo de décadas, uma janela para que os leitores pudessem observar o talento indescritível de um dos maiores artistas que o Brasil tem", diz um comunicado publicado no Twitter.
É com tristeza e coragem que a família e os amigos de Angeli comunicam o fim, por questões de saúde, da histórica colaboração entre o autor e a Folha de S. Paulo. pic.twitter.com/5coMYLWL81
— Angeli (@Angeli_) April 20, 2022
"Agora que esta nova etapa se inicia, deixamos aqui um agradecimento especial aos leitores que foram os grandes parceiros de Angeli durante essas cinco décadas. Com eles, seguiremos celebrando a obra de Angeli em novas publicações e exposições. Punk is not dead!", segue a nota.
Saiba Mais
Segundo Carolina Guaycuru, esposa do cartunista, ele continuará desenhando "enquanto conseguir".
"Desenhar é a forma de expressão dele. Isso não se perde. E se ele perder, buscará outras formas de expressão. A arte resiste!" diz ela ao jornal O Globo.
"Não é mais a linguagem das tirinhas. Tornou-se um grafismo mais plástico. É natural que o traço de um artista se transforme ao longo da carreira, mas, nesse caso, também tem a ver com a afasia", explica ela que o traço de Angeli mudou muito nos últimos anos.
A esposa garante que Angeli está bem. "Continua rabugento e antissocial', brinca Guaycuru.
A afasia é resultado de uma lesão cerebral que pode acometer adultos e idosos e afetar a capacidade de expressão verbal e escrita.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Fernando Rocha explica demissão da TV Globo: 'Me sentia como cachorro'
- Diversão e Arte Maria Fernanda Candido comenta sobre falas transfóbicas de J.K Rowling
- Diversão e Arte Ludmilla abre o jogo sobre possível reconciliação com Anitta
- Diversão e Arte Thales Bretas e o cantor Silva estão se conhecendo melhor, diz site
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.