A terceira edição da exposição Brasília Museu Aberto vai celebrar os 62 anos da capital na quinta-feira (21/4) com projeções mapeadas no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, situado na praça dos três poderes. Nesta edição há nomes de artistas brasilienses, como Paulino Aversa, Camila Soato, Roger Regner e Lui Rodrigues e uma curadoria de obras do Museu da República e do Museu de Arte de Brasília (MAB).
A apresentação a céu aberto vai contar com quatro horas de artes projetadas, a exposição vai exibir obras de 40 artistas e visa dar novo significado aos espaços públicos da capital. “ Fazer com que o morador identifique os espaços públicos como um resgate de memória e patrimônio afetivo'', afirma a curadora Danielle Athayde, em entrevista ao Correio.
Será traçada uma linha do tempo com documentos e fotos históricas e atuais, obras de artistas que passaram e viveram na região, que presenciaram a construção da capital no planalto central, e outros que representam o mesmo pensamento modernista da época.
A mostra é uma adaptação de quatro toneladas de acervo do projeto Brasília- Da Utopia à Capital, que já foi apresentado em 13 países, incluindo Espanha, Alemanha, Inglaterra e Roma. O material foi digitalizado, reformulado e transformado nas atuais projeções a serem exibidas. Em edições anteriores, a exposição passou pelo Congresso Nacional, Cúpula do Museu da República, Casa do Cantador na Ceilândia e Museu Histórico e Artístico em Planaltina. A trajetória por edifícios públicos da capital deve continuar.
Todo o conteúdo das exposições fica disponível na internet através do site da mostra www.brasiliamuseuaberto.com.br.
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel
Serviço:
Brasília Museu Aberto
Quinta-feira (21/4), às 19h no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.