Mudanças climáticas

Embate em TV britânica gera comparações com o filme "Não Olhe para cima"

Entrevista em programa britânico sobre mudanças climáticas repercutiu nas redes sociais, internautas apontam semelhanças com o filme

Aline Gouveia*
postado em 12/04/2022 18:48 / atualizado em 12/04/2022 18:57
 (crédito: Reprodução/Redes sociais)
(crédito: Reprodução/Redes sociais)

A ativista Miranda Whelehan foi convidada, na última segunda-feira (11/4), do programa Good Morning Britain, da TV britânica, para explicar as ações do movimento ambientalista Just Stop Oil, que alerta sobre a crise climática e os malefícios dos combustíveis fósseis. No entanto, durante a entrevista, o telejornalista Richard Madeley questionou e intimidou a ativista. No Twitter, internautas logo compararam o embate com a cena intepretada pela atriz Jennifer Lawrence, no filme Não Olhe para Cima.

Miranda argumentava que o governo britânico falha nas políticas energéticas e ambientais, quando o jornalista Richard criticou o slogan do movimento do qual a ativista faz parte. "Esse slogan 'parem de usar petróleo' é muito quinta série, é infantil, não acha?", questionou o apresentador. "Eu diria que a resposta é simples: precisamos parar de conceder licenças para as petroleiras. Temos reservas para oito anos e não precisamos fazer essas novas concessões. É o que estamos dizendo", respondeu a ativista. 

Em seguida, Richard disparou: "Vou te dizer: eu achava que receberíamos ao menos uma mensagem apoiando você. Não veio nenhuma. Não tem nada positivo aqui sobre você".

Depois, Miranda citou o último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima) e alertou sobre o risco de catástrofe climática. "Isso afetará minha geração, seus filhos e netos. Temos a obrigação moral de agir", finalizou.

 

A âncora do programa também faz críticas as manifestações contra o uso do petróleo, dizendo que o país veio passando por muitos problemas recenetes. "No momento em que estamos superando tudo isso vocês aparecerem para causar problemas. É por isso que todos estão irritados com vocês. O que vocês fazem é egoísta e narcisista e não muda as políticas públicas", disse. 

 

No longa da Netflix, Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio interpretam dois astrônomos que tentam alertar a mídia e a as autoridades americanas sobre um meteorito com potencial de destruir o planeta. A obra do diretor Adam McKay, lançado no Brasil em dezembro de 2021, é um dos filmes mais vistos da história da Netflix.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação