Sam Elliott se desculpou por suas falas homofóbicas sobre o filme Ataque de cães durante uma participação no podcast WTF with Marc Maron. Em evento promovido pelo portal Deadline, o ator demonstrou arrependimento.
“Aquele filme mexeu comigo e, ao tentar expressar como ele mexeu comigo... Eu não fui muito bem articulado. Não consegui dizer o que pensava de uma boa forma, e acabei falando algumas coisas que machucaram as pessoas. Eu me sinto terrível por isso", explicou.
O ator comentou, ainda, que a comunidade LGBTQIA+ sempre esteve ao seu lado durante toda a carreira.
“Essas pessoas foram minhas amigas em todos os níveis e já trabalharam comigo de todas as formas — daquela época (começo da carreira) até hoje, com o meu agente há décadas, que também é um querido amigo”, continuou. "Eu sinto muito por ter machucado qualquer um desses amigos, e também por ter machucado uma pessoa que eu amo... e qualquer outro que tenha ouvido as palavras que eu disse."
Durante a entrevista ao podcast, Elliott pareceu descontente com as “alusões à homossexualidade” no filme de Jane Campion, que ganhou o Oscar de melhor direção. Ele chegou a comparar os caubóis de Ataque dos cães a dançarinos que “dançavam de lá para cá sem camisa”.
O ator não mencionou outro comentário feito na entrevista em sua mea culpa. No WTF with Marc Maron, ele questionou se Campion teria o direito de contar uma história sobre o velho oeste americano sendo uma mulher neozelandesa. Nas desculpas, Elliott se restringiu a lembrar que também elogiou a filmografia pregressa da diretora na ocasião. Ele também falou sobre os atores do filme: “são todos maravilhosos, especialmente Benedict Cumberbatch”.
Jane Campion respondeu aos comentários de Sam Elliott durante o tapete vermelho da premiação do sindicato de diretores de cinema dos Estados Unidos, o DGA Awards.
"Acho que Sam foi... como posso dizer? Desculpe, ele estava sendo um pouco D-E-S-G-R-A-Ç-A-D-O. Ele não é um cowboy, é um ator. O Velho Oeste é um espaço mítico onde há muita variedade", disse Campion à Variety. Ela classificou as afirmações feitas pelo ator como machistas. "Acho que é um pouco sexista. Quando você pensa na quantidade incrível de faroestes feitos na Espanha pelo (diretor) Sergio Leone. Acho que ele pensa em mim como uma mulher ou algo menor e eu não concordo com isso".
Além do prêmio de direção, Ataque dos cães foi indicado a outras 11 categorias, incluindo a de Melhor filme. O longa está disponível no catálogo da plataforma Netflix.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.