Oficina

‘Alma brasileira’ volta a percorrer escolas do DF levando música brasileira

Projeto ‘Alma brasileira’ atenderá 400 estudantes da rede pública, com oficinas, concertos e palestras. Nesta edição, serão contempladas escolas do Plano Piloto, Ceilândia, Samambaia, Paranoá e Taguatinga

Correio Braziliense
postado em 07/04/2022 18:25 / atualizado em 07/04/2022 18:30
Temporada 2022 do projeto 'Alma brasileira' percorrerá oito escolas da rede pública do DF, levando um pouco dos ritmos brasileiros aos estudantes -  (crédito: Tiago Berinjela)
Temporada 2022 do projeto 'Alma brasileira' percorrerá oito escolas da rede pública do DF, levando um pouco dos ritmos brasileiros aos estudantes - (crédito: Tiago Berinjela)

A partir de sexta-feira (8/4), começa a temporada 2022 do projeto Alma brasileira. A iniciativa reúne oficinas, concertos e palestras musicadas com artistas da cena brasiliense. O objetivo é aproximar estudantes a diversos gêneros musicais, com instrumentos típicos da cultura brasileira.

Organizado pelo Coletivo Educação pela Arte, a experiência passará por oito escolas, começando pelo campus Plano Piloto do Instituto Federal de Brasília (IFB), das 16h às 18h. O coletivo mensura que cerca de 400 estudantes, entre 12 e 16 anos, passarão pela vivência com artistas e educadores do projeto. Escolas em Ceilândia, Samambaia, Paranoá e Taguatinga também receberão as atividades.

O Alma brasileira contará, em 2022, com a participação dos músicos Nelson Latif, Marcelo Lima, Ismael Rattis e Sandro Alves apresentando obras do cancioneiro popular aos alunos. A proposta é conduzir os jovens por uma viagem à história da cultura brasileira. Choro, samba, frevo, maculelê, funk, dentre outros estilos serão contemplados em oficinas de percussão.

“A música é essencial no processo educativo cultural e a experiência é bem impactante para os alunos”, avalia Nelson Latif, músico idealizador do Alma Brasileira, que nasceu em 2005 e já foi levado a mais de 30 países, como Egito, Síria e Bélgica.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação