Com uma lista de indicados acirrada, o Grammy 2022 acontece neste domingo (3/4) e promete celebrar os maiores nomes da música. No entanto, antes da premiação começar, o Correio explica uma das grandes questões das premiação envolvendo duas das maiores categorias da noite: Qual é a diferença entre canção do ano e gravação do ano?
As duas categorias existem desde a criação da premiação, em 1959, e têm finalidades completamente diferentes.
A canção do ano elege a melhor música considerando a construção do trabalho. Ou seja, o gramofone dourado vai para os compositores.
Já a gravação do ano leva em conta a interpretação do artista e a produção da música. Por isso, normalmente o gramofone dourado acaba nas mãos de um número maior de pessoas: os artistas, os produtores, engenheiros de som, dentre outros.
A confusão, no entanto, se dá porque não é incomum que a mesma música seja coroada nas duas categorias. isso aconteceu em apenas 30 cerimônias (de 64 até o momento). Entre os nomes que já levaram a estatueta pela mesma canção estão: Adele em 2011 e 2017 com as faixas Rolling in the deep e Hello, respectivamente, e Amy Whinehouse com Rehab em 2008.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Barão da selfiezinha: Lucas Bissoli vira estrela em sua cidade natal
- Diversão e Arte Com 10 meses, Maria Alice é a baby mais acompanhada nas redes e encanta web
- Diversão e Arte Rodrigo Mussi tem 'melhora significativa' e mexe partes do corpo
- Diversão e Arte Grammy 2022: Eliane Elias leva o jazz latino; outra brasileira ainda compete
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.