Conhecido por dirigir as séries Star Trek e Raízes, o diretor de cinema Marvin J. Chomsky morreu, aos 92 anos, na última segunda-feira (28/3), em Santa Monica, na Califórnia. A informação foi dada pelo filho, Peter Chomsky, ao portal norte-americano The Hollywood Reporter. Marvin morreu de causas naturais enquanto dormia.
Marvin J. Chomsky nasceu em Nova York em 1929. Por lá, formou-se na Universidade de Syracuse. No início da carreira, trabalhou como diretor de arte e designer de sets. Entre 1964 e 1995, atuou como diretor de televisão e ganhou notoriedade. Alguns dos trabalhos mais notáveis são as séries Star Trek, Raízes, Holocausto e Attica. No papel de diretor, Chomsky foi condecorado com três Emmys, em 1978, 1980 e 1982.
O sobrenome não é mera semelhança. Marvin J. Chomsky era primo do famoso linguista Noam Chomsky, conhecido como pai da linguística moderna. Além disso, é conhecido pelo trabalho no campo da filosofia analítica. Na família mais próxima, o diretor deixa três filhos e uma neta. Peter Chomsky, filho do cineasta, também atua na televisão no papel de produtor.