Pioneiras

Exposição destaca as mulheres pioneiras na construção de Brasília

Exposição 'A importância da mulher pioneira na construção da nova capital' fica em cartaz por tempo indeterminado no Museu Vivo da Memória Candanga

Com a curadoria feita a partir do acervo da própria instituição, o Museu Vivo da Memória Candanga lança a exposição A importância da mulher pioneira na construção da nova capital, que fica disponível por tempo indeterminado e destaca a coragem das mulheres que vieram ao Planalto Central para a construção de Brasília e na busca por uma vida melhor.

A partir de fotos e objetos da época, a mostra conta a história de vida de algumas das pioneiras que fizeram parte de uma época tão incerta para os candangos, que tinham em mente uma única missão: erguer a nova capital do país. Os elementos da exposição retratam não só uma época, mas a vida profissional, pessoal, o estilo, a maternidade e as alternativas de vida social de cada mulher.

Responsável pela curadoria da exposição, Eliane Falcão é gerente do museu desde 2019. Ela conta que a instituição tem um acervo riquíssimo, que retrata muito bem a história da mulher na cidade. “Entre tantas histórias que marcaram a vida de muitas mulheres, está a história da construção da nova capital. Porém, só enalteciam o papel dos protagonistas históricos do sexo masculino. Aproveitei o simbolismo do mês de março e resolvi executar a exposição”, conta Falcão, que diz vir estudando e pensando nesta exposição desde a chegada ao cargo que ocupa no museu.

O evento de lançamento da exposição foi na sexta-feira (25/3), com a presença da pioneira Marilda Porto, esposa do primeiro médico do Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), o mineiro Edson Porto. Também estiveram no evento o subsecretário Aquiles Brayner e a escritora do livro Mulheres pioneiras de Brasília, Elvira Barney.

Saiba Mais