Pela primeira vez, o quadro Paisagem com papa/ditador, do pintor irlandês Francis Bacon, está exposto para o público. Desde o dia 15 de março, a obra está em exibição na galeria de arte Gagosian, em Londres (Inglaterra) e segue por lá até o dia 23 de abril.
A obra Landscape with Landscape with Pope/Dictator, ou Paisagem com papa/ditador, em tradução direta, acaba de ganhar uma casa temporária em Londres. Pintada por Francis Bacon em 1946 quando morava em Mônaco, a tela jamais havia sido exposta para o público geral. A pintura é considerada a primeira do artista a apresentar a imagem do papa, motivo que se repetiria em diversas obras vindouras. Rodeado por flores, em fundo preto, o chefe da igreja católica grita em frente a um microfone.
Francis Bacon foi um pintor nascido em 1909, em Dublin (Irlanda). Nas telas, retratou temas polêmicos como pedofilia, masoquismo, homoerotismo e diversas outras transgressões relacionadas ao sexo e à religião. As obras, à época, foram recebidas com choque pela sociedade. Bacon morreu em 1992, aos 82 anos, vítima de um ataque cardíaco. Hoje, o artista é cultuado por ter representado a ferida da sociedade no pós-guerra.
A obra pode ser conferida no site oficial do pintor.