O Festival Nacional de Teatro de Bolso (FNTB) está de volta, após dois anos em pausa. A mostra competitiva de teatro, que acontece no Recanto das Emas, contará com espetáculos voltados para espaços menores e espetáculos de rua. Realizado previamente em 2018 e 2019, o evento já trouxe mais de 20 peças locais e nacionais.
Além das apresentações, o FNTB também ofertará oficinas artísticas e rodas de conversas com os grupos após as sessões, com o objetivo de dialogar com o público sobre as diferentes linhas de produção e concepções estéticas presentes nas obras selecionadas. O evento também irá premiar Melhor espetáculo, Melhor direção, Melhor atriz, Melhor ator, Melhor cenografia, Melhor figurino, Melhor sonoplastia, iluminação e caracterização.
A terceira edição do festival será entre os dias 12 e 18 de junho, mas o edital para grupos e artistas interessados em participar da mostra podem se inscrever até dia 3 de abril. O processo de seleção é aberto a grupos de médio e pequeno porte e na inscrição é necessário apresentar a ficha técnica, portfólio e vídeo do espetáculo, além de um breve histórico da companhia ou grupo inscrito.
Em nota, o coordenador do projeto, Kacus Martins, comemora o retorno. “Voltar a fazer o festival é uma das melhores coisas que podem acontecer neste momento. É a certeza da comunidade artística em poder voltar a trabalhar depois de dois anos. É o momento da gente voltar a fazer o que sabe: produzir, trabalhar, organizar, difundir a arte e a cultura, podendo se sentir vivo. Alguns colegas das artes foram embora nesse período de pandemia e seguimos vivos, saudáveis e querendo trabalhar nas mais diferentes funções.”