Quadrinhos e Saramago

Concurso de quadrinhos celebra o centenário de José Saramago

Projeto Bienal Publica! Saramago vai selecionar HQs inéditas inspiradas na obra e/ou vida do autor português. O concurso, cujas inscrições vão até 23 de abril, reservará parte dos escolhidos para artistas iniciantes

Em celebração ao centenário do nascimento do escritor José Saramago, o Camões — Centro Cultural Português em Brasília e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em parceria com o Flipoços — Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, promovem concurso nacional de histórias em quadrinhos (HQs) como parte do projeto Bienal Publica! Saramago. Os interessados devem preencher o formulário on-line e enviar os trabalhos até 23 de abril.

Serão selecionadas 15 HQs inéditas de artistas brasileiros, de até quatro páginas cada uma, para compor uma publicação impressa, com a curadoria dos quadrinistas Luli Penna (Brasil) e Filipe Melo (Portugal). Por ser uma edição especial em homenagem a Saramago, as criações submetidas ao concurso devem dialogar com o tema e serem inspiradas na obra e/ou vida do autor, não necessariamente restrito à adaptação de um de seus textos.

De modo a garantir a inclusão e a visibilidade de novos artistas, dentre o total de selecionados, no mínimo oito devem ser artistas iniciantes, que não tenham trabalhos individuais publicados em formato impresso ou tenham apenas publicado de forma independente.

O resultado será divulgado até 1º de junho nas redes sociais da Bienal de Quadrinhos e do Camões Brasília. A publicação impressa terá distribuição gratuita, com tiragem de 1 mil exemplares, pela Bienal de Quadrinhos, além da divulgação de sua versão digital. Os trabalhos selecionados comporão a publicação impressa, que será lançada oficialmente na programação do Flipoços 2022 — Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que vai ocorrer presencialmente de 3 a 11 de setembro.