Lazer

Casa Jasmim promove evento com shows e oficinas durante a Semana da Mulher

Evento oferece uma semana de atividades terapêuticas para mulheres e meninas.Entre as atrações estão shows de Paula Zimbres e Débora Zimmer e oficina com Luda Lima

A Casa Jasmim, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, promove uma semana de apresentações e atividades artísticas e terapêuticas voltadas para a saúde de mulheres e meninas, especialmente negras. O evento começa nesta sexta-feira (4/2), e vai até terça (8/3). As inscrições devem ser feitas no site, pois há controle de entrada por conta da pandemia da covid-19.

A abertura será às 18h, com show da Débora Zimmer, compositora, produtora e multi instrumentista. Logo em seguida, às 19h30, Paula Zimbres comanda o evento com show especial. A baixista, compositora, cantora e educadora encerra as apresentações do primeiro dia de evento.

Entre as atrações, estão sessão de cinema, feiras expositoras, nas quais as mulheres poderão expor suas obras para venda, oficinas, aula de yoga, terapia corporal em grupo e contação de histórias e negritude.

Nambir Kaur, 35 anos, uma das organizadoras do evento, falou ao Correio sobre a importância desse momento para as mulheres: "Como a gente bem sabe, as mulheres estão sempre vivendo uma sobrecarga de trabalho, né? Porque a maior parte das mulheres tem uma dupla jornada de trabalho, essa ainda é uma realidade para a maior parte das mulheres. Então, nesse evento, a gente oferece atividades gratuitas e abertas para que as mulheres possam relaxar e ter esse espaço terapêutico e de fortalecimento.", comenta Nambir Kaur, uma das organizadoras do evento.

"As mulheres podem esperar uma experiência relaxante, de muito aprendizado e informação. Essa é a nossa proposta ali na Casa Jasmim, já que estamos falando de oficinas de jogos, oficinas teatrais e de terapias, além de apresentações culturais", completa Nambir.

Confira a programação completa:

Sexta 4 de março, às 18h: Abertura da Semana da Mulher
Show da Debora Zimmer (Expectativa de público: 20 mulheres).

Débora Zimmer é compositora, produtora e multi instrumentista. Além de sua carreira solo iniciada em 2020 com o álbum Odisseia da Transmigração, participa há anos de conjuntos musicais, entre eles DNP, Terno Elétrico, Fluído Acústico, 2 Timbres e Beatlemania. Em 2021 produziu seu segundo álbum solo, intitulado One woman army, que tem a canção Alone in the dark, premiada pelo projeto BSB2060, da Revista Traços. Seguindo a tendência do primeiro, o segundo álbum também aborda questões do universo transgênero. Estão em fase de elaboração dois álbuns novos, um deles de valsas e choros e outro de música brasileira com conclusão prevista para 2022.

Às 19h30: Show da Paula Zimbres (Expectativa de público: 30 mulheres).

Paula Zimbres é baixista, compositora, cantora e educadora. Em seus dois álbuns autorais (Água forte, 2012; e Moinho, 2017), Paula apresenta trabalho centrado na música instrumental brasileira. Mais recentemente, tem experimentado um repertório de canções executadas em inusitada formação de baixo e voz. Professora da Escola de Música de Brasília (EMB), Paula é bacharel em Composição Musical e mestre em Musicologia, ambos pela Universidade de Brasília (UnB).

Sábado 5 de março, das 8h às 21h: Feira de expositoras mulheres (o dia todo, expectativa de público: 30 mulheres).

A feira de expositora mulheres consiste em oferecer o espaço interno e externo da Casa Jasmim para que 10 produtoras locais ofereçam as suas produções para venda durante o evento da Semana da Mulher, favorecendo assim a economia das mulheres.

Das 9h às 10h30: Aula de kundalini yoga para mulheres na melhor idade. (Expectativa de público: 10 mulheres da melhor idade).

A prática do yoga para a melhor idade promove saúde, bem estar, auto- estima, sociabilidade, espaços de convivência e fortalecimento físico e emocional.

Das 11h às 12h: Agroecologia para meninas - Deborah Paiva (Expectativa de público: 15 meninas).

Das 14h às 18h: Mulheres Brincantes, Luciana Meireles (Expectativa de público: 15 mulheres).

Espaço de acolhimento e criação artística para mulheres, a partir da brincadeira, da diversidade e de mitologias presentes nas tradições das culturas populares. Um convite para que cada participante mergulhe em suas histórias de vida e ancestralidades, parindo figuras, poesias, movimentos e novas histórias. O processo criativo feminino girando em roda.

Às 19h: Seção de cinema de mulheres, Quando elas cantam, Maria Fanchi. Curadoria: Edileuza Penha de Souza (Expectativa de público: 20 mulheres).

Das 19h às 20h: Debate com Edileuza Souza e Maria Fanchi.

Às 21h: Colagem dos lambes das ilustrações vencedoras pela cidade (Expectativa de público: 10 mulheres).

Esta ação visa disponibilizar no ambiente urbano, para um maior público, as ilustrações produzidas para o concurso de ilustrações. Dessa forma ocupamos a cidade com ações que incitam mudanças de perspectiva sobre a violência contra as mulheres.

Domingo 6 de março, das 8h às 21h: Feira com expositoras mulheres - O dia todo (Expectativa de público: 30 mulheres).

Das 9h às 10h 30: Aula de Kundalini Yoga para Mulheres - Nambir Kaur (Expectativa de público: 10 meninas).

A prática do yoga é ferramenta importante para a promoção do autocuidado, auto-estima e saúde das mulheres. Nambir Kaur é professora de Kundalini Yoga nível II e oferece práticas com o foco no cuidado das mulheres há mais de sete anos.

 

Das 11h às 12h: Conto de histórias e negritude - Debora Paiva (Expectativa de público: 15 meninas).


Das 14h às 15h30: Movimento Vital Expressivo / Sistema Río Abierto
Juliana Arraes.

A terapia corporal feita em grupo utiliza música e movimento para promover a desmecanização psicofísica, o desenvolvimento da consciência corporal e a promoção da saúde integral. Juliana Duarte Arraes é pedagoga (UnB), mestre em filosofia (USP) e terapeuta corporal pelo Sistema Río Abierto.

Das 16h às 18h: Pausa, Dança somática - Katiane (Expectativa de público: 20 mulheres).

A oficina utiliza princípios da Educação Somática, em especial da abordagem somática Body-Mind Centering sm (centrando corpo e mente). Objetiva levar as participantes a uma escuta de si mesmas, ouvindo seus próprios movimentos internos em diferentes camadas, sistemas corporais, a nível celular por meio de visualização, toque e movimento do corpo no espaço. 

Às 19h: Seção de cinema de mulheres, Casca de Baobá - Mariana Luísa
Curadoria Edileuza Penha de Souza (Expectativa de público: 20 mulheres).

Segunda dia 7 de março, às 20h30:

Palestra Raça e Gênero - Maíra Brito (Expectativa de público: 10 mulheres).

Uma conversa sobre o lugar das mulheres negras na sociedade brasileira com foco em educação, saúde, mercado de trabalho e afetos. Como a mulher negra (sobre)vive às violências e cria mecanismos de resistência. Maíra de Deus Brito é jornalista e doutoranda em Direitos Humanos (UnB).

Terça dia 8 de março, às 19h30:

Seção de Cinema de Mulheres, Um dia com Jerusa - Viviane Ferreira.
Curadoria Edileuza Penha de Souza (Expectativa de público: 20 mulheres).

Estréia do mural da Luda Lima:

Luda é aquarelista e ilustradora. Brasiliense crescida nas superquadras nos anos 1980, sempre desenhou. Criou até seres imaginários debaixo do bloco. Fez curso de Desenho Industrial da UnB e foi se aventurando em mais cursos e editoras para viver de desenhar e pintar. Teve ilustrações publicadas em várias revistas e livros. Artista autônoma há 11 anos, cria encomendas amorosas e tem um próprio selo de publicação independente.  

Anúncio e premiação da vencedora do concurso de ilustrações pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Esta iniciativa visa fortalecer a produção de artistas plásticas, bem como agir de forma criativa e artística pelo fim da violência contra as mulheres.

Encerramento:

Colagem de lambes com as ilustrações do concurso pela cidade. Esta ação visa disponibilizar, no ambiente urbano e para um maior público, as ilustrações produzidas para o concurso de ilustrações. A ideia é ocupar a cidade com ações que incitam mudanças de perspectiva sobre a violência contra as mulheres. 

 *Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Saiba Mais