Criada para fomentar e divulgar artistas de Brasília, a plataforma M’Art será lançada neste sábado (5/3), às 17h, na Galeria Casa, no Casa Park. Elaborada em forma de aplicativo que poderá ser baixado tanto no sistema Android quanto no iOS, a M’Art vai dar acesso à obra de um conjunto de mais de 30 artistas que produzem ou fizeram carreira no DF. Para marcar o lançamento, a galeria inaugura também uma exposição com 18 artistas que estarão representados no aplicativo.
O projeto teve início há três anos e começou a tomar forma há dois, quando o curador e pesquisador Luan Grisolia se debruçou sobre a plataforma com uma equipe técnica empenhada em criar um ambiente capaz de colocar em contato público, colecionadores, galerias, artistas e outros profissionais que transitam por esse universo. “A ideia da plataforma é ser um espaço de fomento e compartilhamento de arte e cultura, um espaço de educação mesmo, com esse recorte da arte contemporânea. Começou como um projeto individual que foi se tornando coletivo”, explica Grisolia.
Na primeira versão do M’Art, o usuário terá acesso a catálogos, obras, páginas com perfis dos artistas, textos críticos e preços dos trabalhos em exposição no Casa Park. No futuro, a ideia é abrir também um espaço de comercialização de obras dentro do aplicativo. Por enquanto, será possível apenas consultar o preço. A compra será feita diretamente com o artista.
No total, há mais de 300 obras catalogadas na plataforma. “São todos artistas que têm ou tiveram trajetória no DF porque a gente se preocupa em fazer sentido localmente, não queremos ser só mais uma plataforma de arte que perde sentido para os artistas locais e para o cenário cultural”, avisa Grisolia. “Para os artistas que não moram mais aqui é uma forma até de recuperar um pouco a história, porque muita gente começa a carreira aqui e depois vai para São Paulo ou outro lugar e o DF acaba perdendo esse vínculo.”
Uma parte do aplicativo será dedicada a textos de críticos sobre a produção dos artistas. “É uma forma de dar profundidade maior e incentivar o fazer crítico”, acredita o idealizador do projeto.
Na exposição, que tem parceria curatorial com Carlos Silva, estão nomes como Virgílio Neto, Valéria Pena-Costa, Julio Lapagesse, Silvie Eidam, Dalton Camargos, Zuleika de Souza, Camila Soato, Gisel Carriconde, Suyan de Mattos, Cirilo QUartim e André Santangelo. “A gente selecionou um pequeno conjunto de obras de cada um que pudesse dar uma amostragem da pesquisa visual que cada um vem fazendo”, avisa Carlos Silva. “Uma coisa que nos interessa na plataforma são as linhas de força da linguagem, então temos foto, pintura, tecelagem, colagem, bordado e instalação. São as técnicas que selecionamos como sendo representativas do momento contemporâneo.”
M’ART Plataforma de Arte
Mostra coletiva e lançamento do App M’ART
Com André Santangelo, Camila Soato, Cirilo Quartim, Dalton Camargos, Fernanda Alpino, Fernanda Pacca, Gisel Carriconde Azevedo, Glenio Lima, Gustavo Silvamaral, Julio Lapagesse, Paula Catu, Pedro Ivo Verçosa, Silvie Eidam, Silvino Mendonça, Suyan de Mattos, Valéria Pena-Costa, Virgílio Neto e Zuleika de Souza. Curadoria: Carlos Silva e Luan Grisolia. Visitação até 27 d março, de terça a sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 12h às 20h, na Galeria Casa (Casapark, Piso Superior, dentro da Livraria da Travessa)