Concerto

Brasília recebe a Orquestra Ouro Preto com espetáculos The Beatles

Apresentação da Orquestra Ouro Preto, em Brasília, promete abranger todas as fases da carreira da banda, um desafio tendo em conta o vasto repertório

Ândrea Malcher*
postado em 31/03/2022 06:00 / atualizado em 31/03/2022 10:47
A Orquestra Ouro Preto apresenta o concerto The Beatles no Teatro da Unip -  (crédito: Nathalia Torres)
A Orquestra Ouro Preto apresenta o concerto The Beatles no Teatro da Unip - (crédito: Nathalia Torres)

A Orquestra Ouro Preto se apresenta em Brasília, nesta quinta-feira, trazendo uma inusitada mistura musical: orquestra de cordas e banda de rock juntas no palco dando vida às letras e melodias criadas pela banda britânica The Beatles.

Sob o comando do Rodrigo Toffolo, o concerto se divide em dois espetáculos: The Beatles Vol.1. e The Beatles Vol.2. Ao Correio, o maestro falou sobre a origem do espetáculo, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na tentativa de aproximar estudantes da Casa da ópera de Ouro Preto (MG), o teatro mais antigo das Américas em funcionamento.

"Achamos que a mistura de orquestra com banda de rock chamaria a atenção desses alunos. A gente fez o primeiro concerto e, até hoje, Beatles é um grande sucesso. Sempre temos os amantes da orquestra e os amantes da banda de rock, que vão ver o concerto então a gente consegue atingir esses dois públicos", complementa Toffolo.

A apresentação promete abranger todas as fases da carreira da banda, um desafio tendo em conta o vasto repertório. Toffolo, no entanto, garante que o público não se decepcionará. Clássicas canções como Let it be, Hey Jude e While my guitar gently weeps serão tocadas de forma única.

"A escolha do repertório é muito complexa, com uma produção gigantesca, referência para gerações até hoje. Então tentamos manter aquelas obras que não poderiam faltar de jeito nenhum, os clássicos que todo mundo quer e gosta de ouvir sempre, com algumas peças que ficariam muito bem se orquestrada".

A experiência de união do erudito com o popular, segundo o maestro, é particularmente interessante por distribuir entre os dois estilos a flexibilidade do rock com a atenção às formas da orquestra.

"Quando você junta esses dois mundos, precisa ter uma intersecção para tornar a orquestra um pouco mais livre e a banda de rock mais presa às formas e voltas. Como músico, é uma experiência muito boa, você acaba surfando duas ondas diferentes: um pouco na música erudita, um pouco na popular, e essa junção para que o concerto possa acontecer, no fim das contas, faz muito bem para a formação do músico e a plateia sente essa união também."

As duas sessões do show, que acontecem no Teatro da Unip, marcam o retorno da Orquestra Ouro Preto à cidade após seis anos. Toffolo realça a importância de trazer um espetáculo como este à uma cidade tão envolvida com o rock como Brasília.

"Fazer rock em Brasília é muito simbólico. Uma cidade que tem uma contribuição incrível para o rock nacional, grandes bandas nasceram aqui e ganharam o Brasil todo. Então todos [orquestra e banda] estão muito animados para estas duas sessões que acontecem na quinta", finaliza Fábio.

Serviço

Orquestra Ouro Preto apresenta The Beatles, hoje, às 19h e 21h, no St. de Grandes Áreas Sul (SGAS) 913, ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada).

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação