O arranjador e maestro Jaime Alem começou os leilões de clássicos projetos musicais, gravados em 1979, na última quarta-feira (9/3), em formato de NFTs. Além disso, o álbum Amanheceremos, em parceria com Nair Cândia, será disponibilizado nas plataforma digitais em 16 de março, com distribuição da Agente Digital.
Cinco NFTs (tokens não-fungíveis) com 10 cópias cada um, contendo o produto no formato mp4, com certificados de blockchain, além de três fonogramas nunca lançados de Jaime e Nair, gravados no ano de 1979 e um material que traz vídeos com fotos inéditas e registros de época serão vendidos. Os 10 maiores lances no leilão irão garantir um exemplar do vinil original autografado e participarão de uma live de lançamento com a dupla de artistas. O projeto foi realizado em parceria da Agencia Digital com a Kickoff Market.
“Finalmente Nair e eu estamos realizando o sonho de lançar o álbum 'Amanheceremos' no formato digital, era uma demanda antiga dos aficionados por esse disco”, comenta Jaime Alem, em material de divulgação. “Os streamings são fato consumado e a novidade dos NFTs é muito bem vinda, pois abre uma porta direta para os fãs terem acesso a um material de áudio e vídeo inédito e exclusivo, podemos dizer histórico, incluindo músicas que não entraram no LP de 1979. É tudo muito novo, mas temos uma boa expectativa, principalmente porque esperamos obter o suficiente para financiar o próximo disco de Jaime e Nair”, completa o cantor.
Alem revela estar muito empolgado para o relançamento digital do álbum Amanheceremos, por tudo que ele representa em um dos momentos políticos mais conturbados pelo qual o Brasil passou, a Ditadura Militar, e o engajamento que o projeto proporcionou ao movimento pela Anistia. Ele ainda comenta que faz total sentido tomar essa decisão agora, tanto pelo pedido dos fãs, quanto pelo momento político atual que o país se encontra.
O que é NFT?
A sigla NFT significa Non-fungible token (tokens não-fungíveis), são registros de um ativo em formato digital, a compra de um desses artigos te garante um certificado de autenticidade, e a posse do item adquirido. Para melhor entendimento, é como se o quadro original de um artista se encontrasse em um determinado museu, isso não significa que outra pessoa não possa comprar uma reprodução do mesmo, mas a detenção da peça original não pertencerá a ela. Os NFTs seguem a mesma lógica, eles são certificados de autenticidade referentes a um determinado arquivo disponível na internet registrados na blockchain.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.