O velório da cantora Paulinha Abelha, uma das vocalistas da banda de forró Calcinha Preta, começou ainda na madrugada na quinta-feira (24/2), em um ginásio da capital sergipana, com abertura para o público a partir das 7h da manhã. Outro velório, fechado apenas para familiares, vai ocorrer hoje, na cidade natal de Abelha, Simão Dias, no interior do estado.
Paulinha morreu, na última quarta-feira (23/2), aos 43 anos. Ela estava internada desde 11 de fevereiro em um hospital de Aracaju em decorrência de problemas renais, após chegar à cidade de uma turnê por São Paulo junto à banda. Dias depois, foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após um agravamento do quadro e entrou em coma profundo.
Paula de Menezes Nascimento Leça Viana começou a carreira de cantora na banda Panela de Barro, onde fez dupla com o cantor Daniel Diau, com quem voltou a unir os vocais na Calcinha Preta, atualmente também composta por Silvânia Aquino e Bell Oliver. A trajetória de Paulinha dentro da banda começou no final dos anos 1990.
Repercussão
A banda Calcinha Preta começou fazendo sucesso no Nordeste, mas logo passou a ser conhecida por todo o país, principalmente após a novela Caminho das índias, que tinha a música Você não vale nada na trilha sonora. Diferentes personalidades lamentaram a morte prematura de Paulinha Abelha, entre elas Juliette Freire, vencedora do Big Brother Brasil 21. Em publicação no Twitter, a paraibana diz que o Nordeste está em luto pela perda de "uma das maiores vozes do forró". "Paulinha Abelha marcou gerações, inclusive a minha, e é com a sua música e carisma que sempre será lembrada", afirma a publicação. Gil do Vigor, ex-BBB da mesma edição de Juliette, também usou a rede social para falar da partida de Paulinha Abelha. "O Nordeste e todos nós perdemos um grande ícone hoje. Sua música é eterna e vai ficar pra sempre em nossos corações", escreveu o pernambucano.
Wesley Safadão também falou sobre a morte de Paulinha. "Que sua passagem seja de muita luz Paulinha, e que todos aqueles que te amam sejam confortados por Deus. Meus sentimentos a família, fãs e amigos!", disse o cantor.
Solange Almeida foi um das pessoas que pediam orações por Paulinha enquanto ela ainda estava em coma no hospital. Ao saber da morte da integrante da Calcinha Preta, usou as redes sociais para se manifestar seus sentimentos. "Que dor te perder Paulinha! Não encontro palavras para esse momento, só lágrimas", lamentou a ex-Aviões do Forró.
O perfil oficial do Flamengo também prestou homenagem à Abelha. "O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento da cantora e torcedora rubro-negra Paulinha Abelha, do grupo Calcinha Preta", diz a publicação.
Estagiário sob a supervisão de
Severino Francisco.