A influenciadora e participante do Big Brother Brasil (BBB) 22 Jade Picon está envolvida em uma nova polêmica nas redes sociais. Dessa vez, no entanto, é por um fato externo à Casa em que ela está confinada desde janeiro deste ano. Internautas apontaram que a logo da empresa de mármores do pai de Jade, Carlos Picon, é composta por dois símbolos nazistas. Veja:
Foram identificados, no ícone utilizado para a Pantanal Mármores, uma suástica e o número 88, expressão que é uma referência à oitava letra do alfabeto usada por nazistas para emitir a saudação usada durante o regime do ditador — Heil Hitler (Salve, Hitler) — sem serem percebidos.
O usuário Pedro Santana foi o que iniciou a discussão no Twitter. “O logo da empresa de mármore do pai da Jade Picon é bem estranho, né?”, questionou ao postar a imagem da marca. Em pouco tempo, ele recebeu respostas desacreditadas, o que o fez compartilhar os links das redes sociais e do site da empresa nas respostas do tuíte.
“Se essa suástica não é uma representação do nazismo, expliquem o que o ‘88’ amplamente usado no nazismo tá fazendo na logo”, disse um usuário. “Eu achei tão lindo, pensei que fosse uma flor com um formato meio que de diamante. Aí vocês me mostraram a maldade e não consigo mais desver a suástica”, disse outro.
Os usuários visitaram o site da empresa, que apresenta uma outra versão da logo, e levaram um susto ao notar que o símbolo apontado como uma suástica estava ainda mais destacado:
Entre as declarações de espanto, teve quem fizesse brincadeiras. “Bem normal, Monark deve ser sócio”, disse um usuário ao citar o episódio em que o ex-youtuber do Flow Podcast defendeu a existência de um partido nazista no Brasil. Ele foi desligado do programa e impedido pelo Youtube de fazer novos canais.
Apesar de alguns perfis de fãs clubes de Jade negarem a existência dos símbolos, uma atitude do próprio Twitter pode denunciar o nível de alerta do logo. A conta de Pedro Santana ficou suspensa por horas após a postagem da imagem, mesmo sem ele ter usado as palavras “nazismo”, “suástica” ou qualquer outra referência ao regime genocida de Adolf Hitler.
Quando o perfil foi liberado, ele compartilhou a mensagem da plataforma, que explicava que a suspensão se deu porque Pedro “violou as regras contra imagens violentas”.
A Pantanal Mármores, Granitos e Pedras foi fundada em 1982 e é especializada no fornecimento e instalação de pedras naturais nacionais e importadas. A empresa tem sede em Cotia, em São Paulo.
O Correio entrou em contato com Carlos Picon, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. A equipe de Jade Picon também foi procurada, mas não se manifestou. O espaço continua aberto para eventuais respostas.