O maestro João Carlos Martins testou positivo para covid-19 neste sábado (12/2). Escalado para três concertos na próxima semana, ele cancelou todos os eventos agendados. Uma das apresentações seria presencial, para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, e replicada nas contas oficiais do músico nas redes sociais. De acordo com a coluna, o pianista começou a se sentir mal ainda neste sábado após um ensaio com a Orquestra Bachiana.
Os sintomas, até o momento, são leves: mal-estar, febre e coriza. O diagnóstico da infecção por coronavírus veio logo em seguida em um teste feito por um farmacêutico que foi chamado até a casa do maestro. João Carlos Martins avisou que ficará em isolamento pela próxima semana.
Aos 81 anos de idade, o músico se prepara para um espetáculo no Carnegie Hall, em Nova York (EUA), em 19 de novembro, quando celebrará 60 anos desde a estreia na famosa sala de espetáculos. João Carlos Martins é mundialmente reconhecido, sobretudo pelas gravações de Bach.