inglaterra

Camilla Parker-Bowles usará coroa de rainha com 2.800 diamantes

A joia foi presenteada à Rainha Victoria em 1856 pelo sultão Abdulmedjid como um gesto de agradecimento pelo apoio da Grã-Bretanha na Guerra da Crimeia

Parece que a Rainha Elizabeth II já está prevendo sua partida. Recentemente, a monarca pediu aos súditos que apoiassem o filho, Príncipe Charles, quando herdar o trono após a morte dela. Pediu também que apoiassem Camilla Parker-Bowles como Rainha Consorte. O jornal britânico Daily Mail inclusive revelou que já se fala na cerimônia de coroação.

O tabloide afirma que "os planos já foram elaborados para o dia da coroação de Charles", e que no dia em que ele for coroado Rei, a Duquesa da Cornualha também será coroada. Eles revelaram, ainda, que Camilla usará  uma coroa com uma moldura de platina com 2.800 diamantes – muitos dos quais vieram do Regal Circlet da rainha Victoria – incluindo o controverso diamante Koh-i-Noor de 105,6 quilates.

A joia foi presenteada à Victoria em 1856 pelo sultão Abdulmedjid como um gesto de agradecimento pelo apoio da Grã-Bretanha na Guerra da Crimeia. No entanto, muitos na Índia acreditam que ela foi roubada e a exigem de volta.

A Rainha Elizabeth, conhecida por Victoria na época, usou a valiosa peça na coroação do rei George VI em 1937 e novamente nas aberturas estaduais do parlamento durante o reinado do marido dela, bem como na coroação da atual monarca em 1953. O adorno se encontra hoje em exibição com as joias da coroa na Torre de Londres. 

Ainda de acordo com a publicação britânica, os planos para a coroação de Charles foram revisados ao longo dos anos, com autoridades interessadas em deixar a cerimônia "mais simplificada" e atualizada. Por esse motivo, espera-se um evento mais curto do que o de três horas que ocorreu quando Elizabeth II foi coroada.

A cerimônia vai se manter "espetacular", mas foi reformulada para “refletir melhor os tempos”, com mais diversidade religiosa, étnica e cultural.

Saiba Mais