O processo de difamação movido por Neymar contra Zélia Dunca foi extinto pela Justiça de São Paulo. A decisão foi publicada na última quarta-feira (2/2) pelo juiz José Fernando Steinberg.
Neymar havia afirmado que não aceitou as explicações de Zélia e reiterou que a cantora não pediu desculpas por tweet chamando o jogador de "decepção como cidadão".
O juiz explicou que, na ação movida por Neymar, não existia a possibilidade de litigância, por se tratar de um pedido de explicações. Por isso, caso o atleta queira seguir com a reclamação, deverá entrar com um novo processo, no caso, uma queixa-crime.
Como o jogador considerou ter sua honra ofendida, sem retratação por parte da cantora, mesmo após ela ter se explicado, existe a possibilidade que Neymar siga esse caminho a partir de agora.
Duncan se manifestou no processo alegando ter apenas exposto sua opinião, sem ofender ou ultrapassar os limites da liberdade de expressão nas críticas feitas ao jogador em setembro.
Entenda o caso
Em setembro de 2021, após jogo entre Brasil e Peru, Neymar falou para um repórter que não sabia mais o que fazer para ser repeitado. O jogador estava incomodado com críticas a respeito do seu peso. Zélia Duncan, então, o criticou no Twitter.
"Não sou de futebol, mas Neymar me parece até agora uma promessa como atleta e uma decepção como cidadão. Quer respeito? Dê-se a ele e mostre serviços. Ah, e pague seus impostos!", escreveu a cantora na rede social.
O atleta se irritou com a publicação e foi para a justiça cobrando explicações da artista. Foram onze pontos que ele pediu esclarecimento, entre eles, o fato dela tê-lo chamado de "decepção como cidadão".
Zélia rebateu afirmando ser impossível tirar de suas afirmações qualquer conteúdo que seja penalmente relevante. Ela apontou ainda que Neymar é uma pessoa pública e está sujeito a críticas da imprensa e do grande público, por ser apontado como ídolo do futebol.
No entanto, o jogador entendeu que a cantora ultrapassou a liberdade de expressão e apontou que Zélia não se retratou ou apresentou pedido de desculpas no processo, o que reforçou seu entendimento de ter sido difamado pelas mensagens da cantora nas redes sociais, que foram apagadas logo em seguida.