A atriz italiana Monica Vitti, musa dos principais filmes do cineasta Michelangelo Antonioni, morreu nesta quarta-feira (2/2), aos 90 anos. A informação foi confirmada pelo Ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, por meio das redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.
"Adeus Monica Vitti, adeus à rainha do cinema italiano. Hoje é um dia verdadeiramente triste, morre uma grande artista e uma grande italiana", escreveu o ministro em um comunicado. Desde 2002, a estrela lutava contra o Mal de Alzheimer.
Nascida em 1931, Monica Vitti se formou na Academia Nacional de Arte Dramática e começou a carreira artística no teatro, atuando em peças como Sei storie da ricordare e Capricci di Marianna. No cinema, Monica protagonizou grandes sucessos de Michelangelo Antonioni, um dos maiores diretores de cinema do século 20. A atriz foi a estrela de longa-metragens como A aventura, A noite, O eclipse e O deserto vermelho.
Ao longo da carreira, Monica foi vencedora de sete troféus no Globo de Ouro Italiano, cinco David di Donatello, maior prêmio do cinema italiano, um Leão de Ouro no Festival de Veneza e um Urso de Prata no Festival de Berlim.
A atriz deixa o marido, o diretor de cinema Roberto Russo, com quem mantinha uma relação desde 1995.