Cinema

Dira Paes se une ao quadro curatorial do Festival de Gramado

Atriz selecionará filmes nacionais e estrangeiros para participarem do festival, que ocorre em agosto

Dira Paes, premiada atriz brasileira conhecida por suas performances tanto no teatro, quanto no cinema e televisão, passa a integrar o time de curadores do Festival de Cinema de Gramado. Em sua quinquagésima edição, o evento ocorre entre os dias 12 e 20 de agosto. A atriz se une ao crítico e professor Marcos Santuario e à atriz e cantora argentina Soledad Villamil.

Dira possui mais de 80 trabalhos em sua carreira, divididos entre os palcos e os estúdios. A atriz teve passagem por importantes festivais nacionais e internacionais, como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Cine Ceará, Los Angeles Brazilian Film Festival, Seattle Latino Film Festival e Miami Brazilian Film Festival.

 “Eu devo tudo ao cinema brasileiro. Sempre digo isso. Disse isso no palco do Palácio dos Festivais quando fui homenageada com o Troféu Oscarito, quando esse festival completou 45 anos, e digo novamente. Eu estive muitas vezes na plateia de Gramado, aplaudindo pessoas que me inspiram. E agora, passando a integrar a curadoria neste ano festivo em que completa 50 edições, a sensação é de enorme honra e responsabilidade. É por meu amor pelo Brasil e pelo cinema feito nessa terra que eu vou, junto com o Marcos e com a Soledad, buscar retratar o melhor do nosso cinema na tela de Gramado”, relatou a atriz e agora curadora do festival em material divulgado.

Grandes nomes da crítica brasileira já passaram pelo quadro de curadores do Festival de Cinema de Gramado. José Wilker, Rubens Ewald Filho, Eva Piwowarski e Pedro Bial são alguns. Dira Paes escreve mais um capítulo em sua carreira e quem ganha é o público brasileiro.

O 50º Festival de Cinema de Gramado ocorre em agosto e terá suas inscrições abertas na segunda quinzena de fevereiro.