Coletânea de livros traz história dos ritmos brasileiros para crianças

Coleção infantil Ritmos do Brasil apresenta obras paradidáticas para serem trabalhadas nas escolas

A editora Moderna apresenta a coleção infantil Ritmos do Brasil. Dividida em quatro volumes, a coletânea narra a história de importantes gêneros musicais brasileiros de forma lúdica e acessível para as crianças. Aos pares, Samba e Bossa Nova, Choro e música caipira, Jovem Guarda e Tropicália e até mesmo o carnaval têm as origens destrinchadas.

Quando a jornalista Carla Gullo passou a dividir o tempo entre a redação e a maternidade, ela se deparou com a necessidade de passar à próxima geração a beleza da cultura musical brasileira. O desejo de contar a história de personagens como João Gilberto e Caetano Veloso esbarrou na dificuldade de achar materiais didáticos voltados para crianças sobre o assunto. A falta tornou-se, então, oportunidade. Carla se juntou à cantora, atriz e historiadora Rita Gullo e ao jornalista e músico amador Camilo Vannuchi para produzirem as obras. A jornalista vendeu a ideia à editora Moderna, que abraçou o projeto. Os livros, então, se tornaram paradidáticos para que a cultura fosse ensinada nas escolas.

O carnaval, que não é um gênero, ganhou um volume pela relevância cultural: "Nunca fui foliona, mas sou apaixonada pela história do carnaval. E as crianças se admiram ao descobrirem que ele não nasceu aqui, no Brasil", afirma a jornalista.

O fato de a coleção ter se tornado paradidática, para Carla, é um triunfo. O ensino musical, nas escolas, é deixado de lado e, muitas vezes, é focado em artistas internacionais: "As crianças não sabem quem é João Gilberto, mas todas conhecem Elvis Presley", aponta a jornalista. Realçar o valor da cultura brasileira pode ajudar para que, em um futuro próximo, a "síndrome de vira-lata", nas palavras de Carla, se torne obsoleta.

 Estagiário sob a supervisão Severino Francisco 

 

Coleção de livros Ritmos do Brasil

Camilo Vannuchi, Carla Gullo, Rita Gullo. Editora Moderna.